You are here

Estaleiros de Viana do Castelo não sabem quando pagarão salários de dezembro

A administração dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) ainda não pagou os salários do mês de dezembro e admite desconhecer quando fará as transferências, tendo em conta a "total incapacidade para obter fundos".
A negociação com os dois interessados na privatização - que poderá prolongar-se durante as primeiras semanas do próximo ano – é a única alternativa em cima da mesa para os ENVC.

A situação foi reconhecida esta segunda-feira, à Lusa, por fonte oficial dos ENVC, admitindo tratar-se da "primeira vez" que o pagamento dos salários não foi feito até ao dia 26 de dezembro.

"Face à situação da empresa há obrigações que estão a ser difíceis de cumprir. O pagamento aos trabalhadores será sempre a prioridade, estão à frente de outros credores", disse ainda a mesma fonte.

A empresa tem atualmente nos seus quadros cerca de 650 trabalhadores e paga todos os meses cerca de um milhão de euros em vencimentos.

"Estamos a aguardar pela disponibilização de uma linha de financiamento para liquidar esses e outros compromissos, mas nesta altura não temos qualquer previsão. Queremos acreditar que está iminente", acrescentou a fonte.

A administração dos ENVC confirmou ainda estar a negociar um plano para regularizar uma dívida à Segurança Social, devido a um atraso de três meses no pagamento das contribuições dos trabalhadores.

Na semana passada, o presidente da Empordef, Vicente Ferreira, tinha já admitido que os ENVC precisavam, no início de 2012, de 57 milhões de euros. Esta operação poderia ser concretizada com um aumento de capital de 37 milhões de euros e de mais 20 milhões para tesouraria.

A privatização de parte do capital dos ENVC é um dossier que o Governo mantém em aberto. Segundo o Diário Económico, neste momento, duas das empresas que apresentaram propostas continuam a negociar a compra de 35 por cento a 65 por cento da posição do Estado nos estaleiros.

A negociação com os dois interessados na privatização - que poderá prolongar-se durante as primeiras semanas do próximo ano – é a única alternativa em cima da mesa para os ENVC. Já no tempo do Governo Sócrates, a privatização da empresa esteve na calha. Se as conversações entre o Governo e os potenciais interessados para a venda de parte do capital não chegarem a bom porto, a empresa naval de Viana do Castelo enfrenta o risco de encerramento.

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Sociedade
(...)