Comissão de Utentes da A22 marca novas ações

Petição dirigida à Assembleia da República, convite aos “Reis Magos a circular na via sem pagar”, realização de uma assembleia pública de utentes são algumas das iniciativas previstas.
A A22 praticamente 'às moscas' com uma descida de veículos de mais de 60%.

A Comissão de Utentes da Via do Infante vai convidar “os Reis Magos a circular na via sem pagar”, numa nova ação contra as portagens, que irá realizar-se no dia 7 de janeiro às 10h30, junto aos Mercados de Olhão. Por outro lado, a comissão anunciou o lançamento de uma nova Petição dirigida à Assembleia da República, onde se solicita a suspensão imediata das portagens na Via do Infante. O objetivo é “recolher dezenas de milhares de assinaturas de utentes do Algarve e de outros cidadãos que são contra as portagens na região”.

Finalmente, a comissão convocou uma assembleia pública de utentes, para o dia 14 de janeiro, a partir das 15h30, no Restaurante Austrália, à entrada de Faro, junto à EN 125 (frente à antiga fábrica da Sumol), para discutir novas formas de luta pela suspensão das portagens na Via do Infante”.

A Comissão salientou que “a introdução das portagens no Algarve veio comprovar e até a ultrapassar o que se esperava: a EN 125 transformada num autêntico caos rodoviário, com longas e intermináveis filas de veículos, a A22 praticamente 'às moscas' com uma descida de veículos de mais de 60%, levando a própria Euroscut a afirmar que esta via tinha agora uma 'intensidade zero' de tráfego”.

“O colapso social e económico do Algarve, com uma das maiores taxas de desemprego do país, aproxima-se muito rapidamente se não forem suspensas as portagens no imediato”, insiste a Comissão de Utentes.