You are here

Documentário sobre encerramento de McDonald´s na Bolívia

A Bolívia foi o primeiro país latino americano a ficar sem uma única loja McDonald’s e o primeiro país do mundo a ver esta cadeia encerrar por ter os seus números no vermelho durante mais de uma década. O documentário "Porque faliu o McDonald´s na Bolívia" tenta avançar com explicações para este fenómeno.

Depois de 14 anos de presença na Bolívia, a McDonald’s encerrou, em 2002, todos os seus estabelecimentos neste país, localizados nas cidades La Paz, Cochabamba e Santa Cruz de La Sierra.

Apesar de ter promovido inúmeras iniciativas no sentido de contrariar os maus resultados obtidos, entre as quais campanhas publicitárias, espetáculos ao vivo, confeção de iguarias locais, a McDonald’s acabou por não resistir e fechou as oito lojas que detinha no país.

Encarado como um acontecimento inédito, o encerramento da McDonald’s na Bolívia já deu origem a um documentário no qual cozinheiros, sociólogos, educadores, historiadores e nutricionistas tentam explicar este fenómeno.

A mentalidade dos bolivianos aparece como justificação. A “fast-food” será a antítese da conceção que um boliviano tem de como se deve preparar uma refeição.

Artigo actualizado a 21.12.2011 às 11:24.

Termos relacionados Internacional
Comentários (3)