You are here

"UE está em farrapos devido ao autoritarismo dos líderes alemão e francês"

Em Portimão, Francisco Louçã declarou ainda que "no dia em que não for possível a um Parlamento decidir sobre o orçamento, então acabou a democracia em Portugal".

"O autoritarismo da senhora Merkel e do senhor Sarkozy impõem a única solução que só garante o afundamento da Europa" afirmou Francisco Louçã, num jantar e sessão do Bloco de Esquerda em Portimão, onde também participou a deputada Cecília Honório.

Segundo a agência Lusa, o coordenador da comissão política do Bloco sublinhou que "a senhora Merkel acha que a solução para a crise orçamental é colocar a cavalaria prussiana a tomar conta do orçamento de cada país".

O dirigente do Bloco considerou que a proposta de limitar o défice e a dívida de cada país é "disparatada e absurda", observando que "até o chefe da direita portuguesa, Cavaco Silva, chamou a atenção de que a mesma não pode estar na Constituição" e questionou se a Alemanha "cumpre alguma das medidas que quer impor aos restantes parceiros europeus", classificando a pretensão de "gigantesca mistificação".

O Bloco recusa aceitar a "tutela, vigilância e intervenção contra a capacidade democrática" da Constituição Portuguesa, que permite fazer as escolhas "sobre o Orçamento do Estado, os impostos e a distribuição dos rendimentos", frisou.

Francisco Louçã criticou ainda a introdução de portagens nas SCUT, porque "vai agravar ainda mais" os problemas financeiros das regiões que não têm estradas alternativas, apontando como exemplo o Algarve.

A deputada Cecília Honório destacou que é preciso "continuar a luta contra a austeridade, pela transparência e dignidade” de Portugal e concluiu: "A austeridade provoca crise e nós não aceitamos a naturalização desta realidade, porque nós não vamos pagar aquilo que não temos que pagar".

Termos relacionados Política
Comentários (1)