You are here

AR aprova voto sobre centenário de Alves Redol

O Parlamento aprovou, por unanimidade, esta sexta feira, um voto de saudação pela celebração do centenário do nascimento do escritor Alves Redol, proposto pelo Bloco de Esquerda.
Alves Redol nasceu em 29 de dezembro de 1911

Alves Redol foi considerado um dos expoentes máximos do neorrealismo em Portugal, com uma vasta obra literária que inclui o romance, conto, teatro, escrita infantil e ensaio.

Toda a sua obra literária reflete a vivência e o reconhecimento profundo dos problemas das classes trabalhadoras, conseguido através do contacto estreito com o povo no Ribatejo, na Estremadura ou no Douro.

Alves Redol foi um escritor de grande impacto popular e muito admirado pelos trabalhadores, ao mesmo tempo que viu a sua obra reconhecida internacionalmente, traduzida em vários idiomas, e conviveu com artistas e escritores em França, na Polónia, em Espanha.

Em 2011, foi constituída uma Comissão Organizadora para celebrar o Centenário do Nascimento de Alves Redol, que dinamizou um vasto programa de iniciativas ao longo de todo o ano.

Foi por considerar que a Assembleia da República se devia associar a esta efeméride, que o Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda propôs o voto.

Leia no site do Grupo Parlamentar do Bloco o texto integral do voto.

Termos relacionados Política
Comentários (1)