Encerramento de contas nos bancos irresponsáveis

porAmy Goodman

01 de December 2011 - 0:00
PARTILHAR

No dia 05 de novembro, milhares de pessoas de todo o país participaram do chamado “Dia da Transferência Bancária”.

Menos de um mês após o início do Occupy Wall Street, um grupo de pessoas reuniu-se no histórico Washington Square Park, em Nova York. Tratava-se de um momento de ascensão do movimento, com cada vez mais participação de milhares de estudantes que vão às universidades da zona da Baixa Manhattan. Tomou-se a decisão de marchar em direção às filiais locais de dois dos bancos “grande demais para cair” com o objetivo de que alguns ativistas encerrassem as suas contas e os demais realizassem ali uma assembleia para falar sobre os problemas que estas instituições irresponsáveis geraram.

Segundo uma ação federal apresentada esta semana em Nova York, Heather Carpenter é uma jovem que estuda para obter o seu diploma de auxiliar de enfermagem e trabalha como assistente terapêutica de pessoas com deficiências mentais numa casa comunitária em Long Island para poder pagar os seus estudos. O seu namorado, Julio José Jiménez-Artunduaga, é um imigrante colombiano em busca do sonho americano, que trabalha como empregado de mesa. Ambos marcharam de Washington Square Park até à filial mais próxima do Citibank. Ao chegar ao banco, Heather dirigiu-se ao caixa para encerrar a sua conta após explicar sua deceção com a nova tarifa mensal de 17 dólares que o Citibank cobra às contas com saldos inferiores a seis mil dólares.

Como descreve a ação, a assembleia começou com os “participantes anunciando o montante das suas dívidas. Falaram também das suas experiências com empréstimos estudantis e enumeraram estatísticas vinculadas à dívida dos estudantes qie pediram empréstimo para estudar”. Quando o banco chamou a polícia, Julio saiu para evitar qualquer tipo de confusão. Heather encerrou a sua conta e também saiu. Nesse momento, apareceu um grande número de oficiais do Departamento de Polícia de Nova York, entre eles o Chefe de Departamento, Joseph J. Esposito, que, assim como outros polícias, estava vestido à civil. A polícia entrou no banco, trancou as portas e começou a prender quem estava a participar na assembleia.

Apesar de Heather já estar do lado de fora, um oficial vestido à civil identificou-a como manifestante e disse-lhe para voltar ao banco. Ela falou que era uma cliente e mostrou o seu recibo. Para seu espanto, como documentam as câmaras de vídeo, o oficial agarrou-a por trás e empurrou-a para obrigá-la a voltar ao local. A estudante começou a gritar e, em questão de segundos, foi cercada por uma dúzia de polícias, algemada à força e presa. Julio também foi tratado com brutalidade e preso. Tudo isto por encerrar uma conta no Citibank.

O casal ficou durante mais de 30 horas em custódia policial e foi acusado de resistir à prisão e de invadir propriedade privada. Um mês depois, o escritório da Promotoria do Distrito de Nova York afirmou que vai retirar as acusações quando Heather e Julio comparecerem ao julgamento. De qualquer modo, os dois querem ver no tribunal o Chefe Esposito e os demais oficiais que os prenderam para exigir-lhes uma explicação pelo uso excessivo de força exercido pelos polícias, além da prisão ilegal.

Semanas depois da sua prisão, que ocorreu no dia 05 de novembro, milhares de pessoas de todo o país participaram do chamado “Dia da Transferência Bancária”. Kristen Christian estava furiosa com o anúncio de que o Bank of America iria cobrar uma comissão mensal de cinco dólares pelo uso do cartão de débito. Criou um evento no Facebook e compartilhou-o com os seus amigos. Em pouco tempo, o Dia da Transferência Bancária contava com 85 mil seguidores na Internet.

Kristen informou que nesse dia foram criadas novas 40 mil contas em cooperativas de poupança e crédito sem fins lucrativos em todo o país. Afirmou que a cota de cinco dólares, que o Bank of America tinha eliminado até então, “mostra o pouco contacto que os executivos dos grandes bancos possuem com as pessoas... No caso do Bank of America, a cota só se aplicava a titulares que tinham menos de 20 mil dólares depositados na soma de todas as suas contas. Não podia apoiar uma empresa que tem como alvo direto dos seus lucros os mais pobres e a classe trabalhadora”.

Pouco depois da crise financeira de 2008, ativistas do estado de Oregon começaram a defender a criação de um banco público na região, tomando por modelo o único banco estatal dos Estados Unidos, o de Dakota do Norte. Atualmente, as cidades de Portland e Seattle consideram sacar as suas grandes contas municipais dos bancos de Wall Street. De acordo com um relatório, o Bank of America poderia perder 185 mil milhões de dólares clientes que encerrassem as suas contas.

Em janeiro de 2010, foi criado o Move Your Money Project, um projeto que estimula as pessoas a passarem as suas economias para bancos locais sem fins lucrativos a fim de acabar com o financiamento dos megabancos de Wall Street. Os seus criadores publicaram um vídeo inspirado no filme de 1946 “Que belo é viver!” (It’s a wonderful life), no qual o protagonista, George Bailey, luta para proteger os consumidores do mesquinho presidente do banco, o senhor Potter. Como Bailey diz na película: “Esta cidade necessita desta miserável e insignificante instituição ainda que seja tão somente para que as pessoas venham a este lugar sem ter de cair de joelhos ante Potter”. O vídeo do Move Your Money acaba com a seguinte mensagem: “Se deixa o seu dinheiro nos grandes bancos, eles vão usá-lo para pagar aos lóbistas e assim evitar que o Congresso modifique o sistema... Não assista apenas a ‘Que belo é viver!’... Saque o seu dinheiro do banco”.

Artigo publicado em "Democracy Now" em 22 de Novembro de 2011. Denis Moynihan colaborou na produção jornalística desta coluna. Texto em inglês traduzido por Mercedes Camps para espanhol. Texto em espanhol traduzido para o português por Estratégia & Análise. Revisto para português de Portugal por Carlos Santos

Amy Goodman
Sobre o/a autor(a)

Amy Goodman

Co-fundadora da rádio Democracy Now, jornalista norte-americana e escritora.
Termos relacionados: