You are here

Governo estuda criação de “mau banco”

'Wall Street Journal' diz que governo português pode criar um 'bad bank' que compraria os créditos à habitação de baixa qualidade ('tóxicos'), numa nova injecção de dinheiro estatal nos bancos.
“Esta nova ideia de criar um 'bad bank' com crédito à habitação, se for implementada, será uma grande ajuda”, afirma Ricardo Salgado. Foto de Paulete Matos

O jornal dos EUA afirma que a solução está a ser estudada pelo governo de Passos Coelho, que pretende discuti-la com a troika, no seu regresso a Lisboa para actualizar a avaliação à implementação do programa de auxílio.

O "bad bank" estatal compraria o crédito à habitação tóxico detidos pelos bancos portugueses, com o argumento de “evitar uma crise de crédito”, disse uma fonte governamental ao WSJ.

O jornal diz que o Estado português compraria estes activos com desconto, mas que os detalhes da sua criação, como a dimensão, estão ainda a ser avaliados.

Os bancos portugueses tinham já proposto ao governo uma solução deste tipo para agrupar os créditos concedidos pela banca às empresas públicas, de forma a libertar dinheiro para que os bancos financiassem outros sectores da economia portuguesa.

Na altura, Passos Coelho terá rejeitado a proposta, mas, de acordo com a notícia, o governo está agora a estudar implementar este “bad bank”, mas com o crédito à habitação de baixa qualidade que seria comprado pelo Estado português.

Boa ideia, diz Ricardo Salgado

Em declarações ao WSJ, Ricardo Salgado, do BES, lembrou que a banca já tinha proposto a criação de um “bad bank”, com crédito a empresas públicas. “Esta nova ideia de criar um 'bad bank' com crédito à habitação, se for implementada, será uma grande ajuda”, afirmou o banqueiro.

Recorde-se que os quatro maiores bancos privados no mercado português – BES, BCP, BPI e Santander – tiveram lucros diários de 1,31 milhões, em média, desde o início do ano. Ao mesmo tempo, cortaram 8,6 mil milhões no financiamento às empresas, ajudando a estrangular a economia.

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Política
(...)