You are here

"É na Terra, Não é na Lua" vence o DocLisboa

Filme de Gonçalo Tocha sobre a ilha do Corvo vence a competição internacional. “Práxis”, de Bruno Cabral, vence a competição nacional de curtas-metragens.

"É na Terra, Não é na Lua", documentário de Gonçalo Tocha sobre a ilha açoriana do Corvo, ganhou o prémio máximo do DocLisboa 2011, o Grande Prémio Cidade de Lisboa (competição internacional) para melhor longa ou média-metragem, atribuído pelo júri presidido pelo historiador Peter von Bagh. Há cinco anos que um filme português não estava na Competição Internacional do Doc.

Rodado durante quatro anos na ilha do Corvo, "É na Terra e não na Lua", de 180 minutos, "é uma espécie de arquivo contemporâneo em movimento" de "uma microcomunidade, fechada em si própria", nas palavras de Gonçalo Tocha.

O filme já recebera uma menção especial no Festival de Locarno, onde foi apresentado em Agosto último; é apenas a segunda longa-metragem de Gonçalo Tocha, conhecido também pelos seus telediscos para o grupo Deolinda e pela carreira como músico e cantor, onde o cineasta encarna actualmente o cantor romântico “Gonçalo Gonçalves”.

O seu filme anterior, "Balaou", que nunca teve estreia comercial, foi considerado a melhor longa portuguesa no IndieLisboa 2007.

Na competição nacional do Doc, o prémio de melhor longa ou média-metragem coube a "Yama no Anata", média-metragem de Aya Koretzky. A melhor curta portuguesa foi "Praxis", filme de Bruno Cabral sobre as praxes académicas.

"A Nossa Forma de Vida", de Pedro Filipe Marques, sobre o quotidiano dos avós do realizador, habitando um apartamento de Vila Nova de Gaia, recebeu o prémio para a melhor primeira obra portuguesa.

Todos os filmes premiados repetem neste domingo, último dia do festival, na Culturgest, para quem não teve hipótese de os ver. Assim, o Grande Auditório exibe "Diário de uma Busca" às 17h; "Praxis" e "Yama no Anata" às 19h30; e "Con la Licencia de Dios" e "É na Terra Não É na Lua" às 21h30. Por seu lado, o Pequeno Auditório mostra "Ami, entends-tu" às 18h30 e "A Nossa Forma de Vida" às 21h.

Os prémios:

Competição internacional

- Grande Prémio Cidade de Lisboa para melhor longa ou média-metragem: "É na Terra, Não é na Lua", de Gonçalo Tocha (Portugal)

- Melhor curta-metragem: "Con la Licencia de Diós", de Simona Canonica (Suiça)

- Prémio especial do Júri: "Territoire perdu", de Pierre-Yves Vandeweerd (Bélgica/França)

- Prémio Revelação: "Ami, entends-tu" de Nathalie Nambot (França)

- Prémio Universidades: "De Engel van Doel" de Tom Fassaert (Holanda/Bélgica)

Competição nacional

- Melhor longa ou média-metragem: "Yama no Anata", de Aya Koretzky

- Melhor curta-metragem: "Praxis", de Bruno Cabral

- Melhor primeira obra: "A Nossa Forma de Vida", de Pedro Filipe Marques

- Prémio Escolas: "Yama no Anata"

- Prémio Investigações: "Diário de uma Busca", de Flávia Castro (Brasil/França)

- Menção honrosa do júri Investigações: "Rechokim, The Collaborator and His Family", de Ruthie Shatz e Adi Barash (EUA/Israel/França)

- Prémio CPLP para a melhor longa ou média-metragem dos Países de Língua Portuguesa: "Diário de uma Busca"

"É NA TERRA NÃO É NA LUA"_trailer I

PRAXIS TRAILER

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Sociedade
(...)