You are here

Reactor com problemas na central nuclear de Almaraz

O Conselho de Segurança Nuclear espanhol anunciou a paragem da central que fica a 100 quilómetros de Portugal, devido à presença de "altas temperaturas" numa das bombas de refrigeração.
Alerta em Almaraz por sobreaquecimento num reactor. Foto Nosoyundominguero.es/Flickr

O incidente "não representou risco para as pessoas nem para o meio ambiente e classifica-se preliminarmente como nível 0 na Escala Internacional de Incidentes Nucleares", diz o comunicado do Conselho de Segurança Nuclear espanhol emitido este domingo.

Os incidentes em centrais nucleares também se registaram este sábado na Suécia, onde um incêndio obrigou à paragem da central OKG antes de ser extinto.

Também este domingo foi conhecida a decisão de antecipar a data de encerramento da central nuclear mais antiga da Europa, localizada em Gloucestershire, no Reino Unido. "Depois de analisarmos vários cenários, optámos pela decisão económica de fechar em Fevereiro de 2012", afirmou à Reuters uma porta-voz da empresa Magnox, detida pela norte-americana Energy Solutions.

Com o encerramento desta central, as mais antigas em solo europeu passam a ser a de Wylfa, no País de Gales e a de Santa Maria de Gerona, em Espanha.

Termos relacionados Almaraz - ameaça nuclear, Ambiente
(...)