You are here

OE’2012: governo promove “austeridade e definhamento da economia”

O governo revelou esta quarta-feira que o Orçamento do Estado para 2012 irá muito mais além do que definiu no seu documento de estratégia orçamental. O líder parlamentar do Bloco, Luís Fazenda, acusa o executivo de tornar “ainda mais difíceis as condições de execução orçamental" e de promover o"definhamento da economia".
Foto de Manuel de Almeida / LUSA.

Após a reunião com o ministro de Estado e das Finanças e com a secretária de Estado dos Assuntos Parlamentares, Luís Fazenda esclareceu que "aquilo que o ministro das Finanças está a dizer aos partidos da oposição é que o ajustamento orçamental do próximo ano irá muito para além do documento de estratégia orçamental, ou seja, teremos medidas de austeridade ainda mais drásticas do que aquelas que estavam previstas no Documento de Estratégia Orçamental".

Luís Fazenda alertou para o facto de o Orçamento do Estado para 2012 não resolver a actual crise económica “com este crescendo de medidas de austeridade, o problema económico do país, o crescimento, a necessidade de emprego” e, de “tornar ainda mais difíceis as condições de execução orçamental".

Austeridade e definhamento da economia são, segundo o dirigente bloquista, as receitas do executivo do PSD/CDS-PP, que se vão sucedendo continuamente.

Para Luís Fazenda, a implementação de novas medidas de austeridade, anunciadas pelo governo, "tem a ver com a fraca execução orçamental em curso, tem a ver com as dificuldades de direcção da política orçamental do Governo, tem a ver com o definhamento da economia" e significa que "o Orçamento do Estado será um sacrifício suplementar para o povo português, muito para além do que estava inicialmente admitido até pela maioria PSD/CDS".

"Portanto, só temos de dizer aos portugueses que é necessário, de facto, exprimir o seu direito à indignação, procurar alternativas. Precisamos de alternativas de política económica, que possam realmente servir o emprego e os direitos sociais", concluiu o líder parlamentar do Bloco de Esquerda.

Termos relacionados Política
(...)