You are here

Bloco propõe actualização de todas as pensões inferiores a 419 euros

Numa acção integrada nas suas jornadas parlamentares, o Bloco de Esquerda anunciou, nesta segunda feira, a apresentação de um projecto de resolução na AR para que todas as pensões inferiores a 419 euros sejam actualizadas no OE 2012, no montante da inflação esperada.
Bloco propõe que todas as pensões inferiores a 419 euros sejam actualizadas no OE 2012 - Foto de Paulete Matos

“O que propomos é que as pensões situadas entre 277 euros e 419 euros sejam actualizadas de acordo com a taxa de inflação, porque é preciso responder a 1,5 milhões de pessoas que vivem muito abaixo do que é o mínimo de dignidade. (…) É necessário é que haja vontade política, que o Governo fale menos em pobreza, mas a combata mais efectivamente”, declarou o deputado João Semedo, anunciando a apresentação de um projecto de resolução na AR (aceda a texto integral). O deputado fez o anúncio à comunicação social, no final de uma visita ao Centro de Reformados e Idosos do Vale da Amoreira (CRIVA), no concelho da Moita, a primeira iniciativa das jornadas parlamentares do partido, que decorrem no distrito de Setúbal, segunda e terça feira.

Segundo a agência Lusa, João Semedo afirmou também: "Nós defendemos o aumento generalizado das pensões mas consideramos que aqueles que vivem com mais dificuldades, cujas pensões são muito inferiores ao mínimo dos mínimos, que aqueles que não têm dinheiro para se alimentar, para comprar medicamentos, para se transportar, precisam de ser uma primeira e principal prioridade. A nossa proposta é que se utilizem 40 milhões de euros do Orçamento do Estado para permitir ir além daquilo que o Governo anunciou”. O Governo PSD/CDS-PP anunciou a actualização das pensões de reforma inferiores a 277 euros, o Bloco recomenda ao Governo que sejam actualizadas todas as pensões abaixo do Indexante de Apoios Sociais (IAS) – 419 euros- e não apenas das inferiores a 277 euros.

João Semedo, que fez a visita acompanhado por Francisco Louçã e pelas deputadas Ana Drago e Mariana Aiveca, concluiu afirmando que a principal preocupação das jornadas parlamentares do Bloco de Esquerda é “encontrar soluções e propostas” que respondam às dificuldades de “centenas de milhares de portugueses” que vivem “uma amarguíssima miséria e pobreza”.

AttachmentSize
PDF icon PR_Actualizacao_das_pensoes.pdf72.14 KB
Termos relacionados Política
Comentários (1)