You are here

Sindicalistas dos transportes não saem do ministério da Economia até terem reunião

Uma delegação da federação dos sindicatos de transportes e comunicações da CGTP entrou no ministério da Economia para exigir reunião com o ministro e só sairá depois de ser recebida. Protestam contra o facto de o ministro não ter discutido nem informado os sindicatos sobre o plano que anunciou.
Sindicalistas no ministério da Economia - Foto do site da Fectrans

Uma delegação da Federação dos Sindicatos dos Transportes e Comunicações (FECTRANS) está no interior do ministério da Economia e dizem que só sairão depois de terem a reunião. Os sindicalistas protestam pelo facto de o ministro ter anunciado um plano estratégico de transportes (PET), que será aprovado na reunião do Conselho de Ministros da próxima quinta feira, sem informar, nem debater o referido plano com os sindicatos.

O coordenador da Fectrans, José Oliveira, ddeclarou à Lusa: “Os trabalhadores são uma parte envolvida e das partes mais afectadas, por isso, decidimos ir para o Ministério e procurar forçar uma reunião com o ministro ainda hoje”. O sindicalista acrescentou: “A ideia é ficarmos lá até termos a reunião”.

Na delegação da Fectrans estão sindicalistas da Carris, CP, Metropolitano de Lisboa, REFER, Soflusa e Transtejo.

No plano anunciado pelo ministro inclui-se a introdução de portagens em todas as Scut's até ao fim deste mês de Outubro; o encerramento de linhas férreas; as fusões da Carris e do Metro de Lisboa, do Metro do Porto com a STCP – Sociedade de Transportes Colectivos do Porto e da Transtejo e Soflusa.

O ministro da Economia e do Emprego, Álvaro Santos Pereira, não disse até agora quais serão as consequências do seu plano para os trabalhadores das empresas públicas de transportes e qual será a amplitude do plano de despedimentos.

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Sociedade
(...)