You are here

Declarações de Amorim são "insultuosas", diz Bloco

O Bloco de Esquerda aproveita o debate internacional das últimas semanas para insistir na proposta de taxar as grandes fortunas. O deputado Pedro Filipe Soares reagiu às palavras de Américo Amorim - que diz não se considerar rico -, classificando-as de “insultuosas para com o povo português”.
Américo Amorim diz que é trabalhador e tem uma fortuna acumulada de 2587 milhões de euros. Foto de Fotos da Bahia

O deputado bloquista assinalou o “grande debate internacional sobre quem é que deve ser chamado a pagar a crise” para voltar a introduzir na agenda política o imposto sobre as grandes fortunas.

“O imposto particular sobre as grandes fortunas é uma proposta antiga do Bloco de Esquerda, que já fizemos e que a realidade demonstra a sua necessidade e a sua justiça. Por isso vamos, a curto prazo, nas próximas semanas, relançar essa proposta, esperando que ela agora faça um caminho de maior abrangência e maior unanimidade na sociedade”, afirmou Pedro Filipe Soares no Parlamento, citado pela Lusa.

“Numa situação difícil como esta em que as políticas de austeridade estão a ser levadas a um conjunto enorme da sociedade, nós vemos que os mais ricos dos Estados Unidos, de França e de Espanha dizem que também querem participar no pagamento desta factura”, referiu.

A participação dos milionários portugueses neste esforço para pagar a crise teve o seu ponto alto esta quarta-feira com as declarações do dono da maior fortuna do país. "Não me considero rico. Sou trabalhador", afirmou Américo Amorim quando perguntado se estaria disponível, como os magnatas franceses e outros, para pagar mais imposto na actual situação difícil da economia do país.

O deputado bloquista eleito por Aveiro considerou as palavras de Amorim “insultuosas para com o povo português”. “Curiosamente, ele não foi sequer chamado, por opção deste Governo, a pagar para o imposto extraordinário que vai lesar metade do subsídio de Natal de todos os portugueses”, recordou Pedro Filipe Soares.

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Política
Comentários (2)