You are here

Mitos sobre o aquecimento global desmentidos pela ciência

O site científico americano Skeptical Science elaborou uma lista de mitos utilizados por cépticos que tentam negar o aquecimento global. A lista traz o mito e o que a ciência diz sobre ele, em 140 caracteres.
11 mitos sobre o aquecimento global desmentidos pela ciência

Cada uma dessas respostas está fundamentada com um link a uma explicação científica, como o leitor poderá ver no original aqui, ou traduzido para o português aqui.

Segue abaixo a lista dos 11 argumentos cépticos e das respostas em 140 caracteres.

 

Argumento céptico

O que a ciência diz

1

"O clima sempre mudou"

Mudanças climáticas naturais do passado mostram que o clima é sensível a um desequilíbrio energético. Se o planeta acumula calor, as temperaturas globais sobem. Actualmente, o CO2 está a impor um desequilíbrio energético devido a um aumento no efeito estufa. As mudanças climáticas do passado, na verdade, proporcionam evidência à sensibilidade do clima ao CO2.

2

"Actividade solar e clima: o sol é a causa do aquecimento global?"

Nos últimos 35 anos de aquecimento global, o sol apresentou uma ligeira tendência de resfriamento. Sol e clima têm caminhado em direções opostas.

3

"O aquecimento global ainda está a acontecer?"

Medições empíricas do conteúdo de calor da Terra mostram que o planeta ainda está a acumular calor e o aquecimento global ainda está a ocorrer. Temperaturas de superfície podem mostrar resfriamento de curto prazo quando se troca calor entre a atmosfera e o oceano, que tem muito mais capacidade de armazenar calor do que o ar.

4

"Há consenso científico a respeito do aquecimento global?"

A posição das Academias de Ciências de 19 países, mais várias organizações científicas que estudam climatologia, é que os seres humanos estão a causar o aquecimento global. Mais especificamente, 97% dos climatologistas que activamente publicam estudos endossam a posição do consenso.

5

"Qual a confiabilidade dos modelos climáticos?"

Embora haja incertezas nos modelos climáticos, eles conseguem reproduzir com sucesso o passado e fizeram predições que foram subsequentemente confirmadas pelas observações.

6

"As medições de temperatura de superfície são confiáveis?"

Vários estudos sobre o efeito de ilhas urbanas de calor e influência da localização dos medidores concluíram que eles têm influência desprezível nas tendências de longo prazo, particularmente quando feita a média de regiões extensas.

7

"O aquecimento global parou em 1998?"

O planeta continuou a acumular calor desde 1998 - o aquecimento global ainda está a acontecer. No entanto, as temperaturas de superfície mostram muita variabilidade interna devido à troca de calor entre os oceanos e a atmosfera. 1998 foi um ano particularmente quente devido a um forte El Niño.

8

"A Antárctica está a perder ou a ganhar gelo?"

Enquanto o interior da Antárctica Oriental está a ganhar gelo continental, a Antárctica como um todo está a perder este gelo continental a uma razão cada vez mais rápida. O gelo oceânico antárctico está a aumentar apesar do Oceano Antárctico estar a aquecer intensamente.

9

"Os cientistas previram uma Era Glacial iminente nos anos 70?"

As previsões de uma Era Glacial da década de 70 foram baseadas principalmente nos média. A maioria das pesquisas daquele período, publicadas em periódicos científicos e revistos por pares, já previam o aquecimento causado pelo aumento de CO2.

10

"O CO2 sobe depois da temperatura - o que isso significa?"

Quando a Terra sai de uma Era Glacial, o aquecimento não é iniciado pelo CO2, mas sim por mudanças na órbita terrestre. O aquecimento provoca a libertação de CO2 pelos oceanos. O CO2 amplifica aquele aquecimento inicial, espalhando o aquecimento por todo o planeta. Portanto, o CO2 causa aquecimento E TAMBÉMo aumento de temperatura causa aumento de CO2.

11

"Estamo-nos a aproximar de uma nova Era Glacial?"

O efeito de aquecimento de mais CO2 sobrepõe-se com folga à influência de mudanças na órbita da Terra ou actividade solar, mesmo que esta caísse para os os níveis do Mínimo de Maunder.

Artigo da Revista Fórum, reproduzido por envolverde.com.br

Termos relacionados Ambiente
Comentários (1)