Multiplicam-se os “boys” do PSD e do CDS-PP

O Governo já nomeou 73 “boys” do PSD e do CDS-PP, pelo menos. Macário Correia, presidente da Câmara de Faro eleito pelo PSD, considera que a lista de assessores ministeriais e suas remunerações “é de pasmar”.
Nogueira Leite, nomeado pelo Governo para vice-presidente da CGD, é um dos 73 "boys"

O jornal “Diário de Notícias deste domingo divulgou que das 447 nomeações feitas até sábado passado, 6 de Agosto de 2011, 73 são”boys” partidários, do PSD ou do CDS-PP.

Da lista publicada pelo jornal, que pode ser consultada aqui, destacam-se nomeadamente seis gestores de topo da Caixa Geral de Depósitos (CGD): Fernando Faria de Oliveira, chairman, ex-secretário de Estado do PSD; António Nogueira Leite, vice-presidente da CGD, conselheiro económico do presidente do PSD; Norberto Rosa, vice-presidente da CGD, ex-secretário de Estado em Governos PSD; Nuno Fernandes Thomaz, vogal da comissão executiva da CGD, CDS-PP e ex-secretário de Estado de Santana Lopes; Manuel Lopes Porto, presidente da mesa da assembleia-geral da CGD, presidente da Assembleia Municipal de Coimbra, eleito nas listas do PSD; Rui Machete, vice-presidente da mesa da assembleia-geral da CGD, ex-presidente do PSD.

Em entrevista ao jornal “Público desta segunda feira, Macário Correia, presidente da Câmara de Faro eleito pelo PSD, critica alguns procedimentos governamentais: o aumento da remuneração dos administradores da CP e o aumento do número de administradores da CGD. Macário Correia diz ainda que “a lista de assessores e adjuntos, e a remuneração dos elementos dos gabinetes é de pasmar”. O presidente da Câmara de Faro refere ainda: “Já tive dois cortes no meu vencimento, vou ter agora o terceiro. Mas depois olho para a lista de assessores, adjuntos e membros do Governo e fico preocupado”.

Da lista publicada pelo DN, das 67 pessoas que a compõem, para além dos gestores da CGD, 6 têm vencimentos mensais entre 1.800 e 3.000 euros, 56 ganham entre 3.000 e 4.000 euros, 3 entre 4.000 e 5.000, um não se sabe (será o mesmo vencimento de origem: HS Consultores de Gestão) e uma pessoa ganhará mais de 5.000 euros mensais: Marta Neves, chefe de gabinete do ministro da Economia.