Monstro de Oslo escreveu a 21 "amigos" portugueses

O plano de Anders Breivik para matar "10.807 traidores em Portugal" com antraz foi enviado duas horas antes do massacre. A maior parte dos portugueses que o receberam tem ligações ao Partido Nacional Renovador e outros movimentos da extrema-direita, revela a imprensa deste fim de semana.
Antes de Breivik ter escrito o seu manifesto em 1500 páginas de ódio xenófobo, já o PNR chamava "traidores" aos que defendiam o federalismo europeu. Foto Manuel Almeida.

O norueguês que matou 77 pessoas no dia 22 de Julho e chocou a Noruega e o mundo, fez questão de enviar o seu manifesto a cerca de mil "amigos" no Facebook, que representam uma pequena parte do total de contactos de Breivik naquela rede social.

O semanário Expresso teve acesso aos nomes dos destinatários portugueses e conseguiu contactar alguns deles. Em comum têm a ligação ao Partido Nacional Renovador e a explicação de nunca terem ouvido falar de Breivik antes do massacre dirigido aos trabalhistas noruegueses.

Um dos contactos de Breivik em Portugal é a assessora de imprensa do PNR, que disse agora ao Expresso não ter visto esse email e querer "distância dessa história toda". Isabel Coutinho, que foi a candidata do partido da extrema-direita à Câmara de Cascais nas últimas autárquicas e fez parte da Comissão Política do PNR até há poucas semanas, declarou ainda não se identificar com a ideologia do assassino norueguês porque "ele é pró-semita".

Um antigo dirigente nacional do PNR que também recebeu o email de Breivik é José Guilherme. Tal como a assessora de imprensa do partido, diz que não o leu. "Até ser contactado pelo Expresso, desconhecia de todo que tinha recebido isso", disse Guilherme ao semanário, tendo ido depois encontrá-lo "na pasta do correio eliminado". Ambos fizeram questão de repudiar o massacre cometido por Breivik junto do jornalista que os contactou.

Outro dos contactos portugueses a quem Breivik pediu para espalhar a sua mensagem de ódio foi um empresário de Famalicão, também próximo do PNR, que diz ter visto o email e pensado que era um vírus. "Tinha um título esquisito, um anexo enorme e não lhe dei importância. Não fazia ideia de quem era o remetente", afirmou Miguel Malheiro, mostrando-se ainda mais intrigado por Breivik lhe ter enviado o manifesto para o "email profissional, que só alguns amigos conhecem".

Segundo adianta o Expresso, que tentou contactar por email os destinatários portugueses da mensagem de Breivik, dois deles estão ligados à claque benfiquista "Diabos Vermelhos" e outro exibe uma cruz de malta tatuada no peito na sua página do MySpace, sendo apresentado como "muito activo na defesa da ideologia xenófoba". A TVI acrescenta a esta lista elementos de movimentos monárquicos, grupos como a Acção Nacionalista, Causa Identitária e Legião Vertical, e simpatizantes do grupo "hammerskins", liderados por Mário Machado, actualmente a cumprir pena de prisão por crimes ligados a extorsão e tráfico de droga.

No seu manifesto em que defende uma cruzada para aniquilar o "multiculturalismo", Anders Breivik aconselha os "cavaleiros justiceiros" a visitarem Portugal, onde calcula existirem 10700 "patriotas prontos a lutar", ainda assim menos 107 pessoas que as que aponta como "traidores" a abater. Outros alvos apontados no manifesto eram as refinarias de Sines e Leça, a par do reactor nuclear da Bobadela.