You are here

Directora executiva da News International demite-se

A demissão de Rebekah Brooks, na sequência do escândalo das escutas ilegais, foi confirmada esta sexta-feira pela News International (NI). A decisão surge no dia a seguir ao FBI ter anunciado investigação sobre supostas escutas a familiares das vítimas do 11 de Setembro.
Foto de Howard Lake, Flickr.

Ainda que Rupert Murdoch, dono do conglomerado de comunicações News Corporation, tenha determinado o fecho do News of the World, Rebekah Brooks, a editora-chefe deste jornal em 2002, quando se deram as escutas ao telefone de Milly Dowler, permaneceu no cargo de directora executivada News International, que detém as publicações do grupo de Murdoch.

Esta sexta-feira a News International terá, contudo, anunciado que o pedido de demissão de Brooks foi aceite e que a mesma será substituída por Tom Mockridge, que até agora era presidente da Sky Italia, cadeia televisiva italiana que pertence a Murdoch.

A ex-editora chefe do News of the World não terá resistido às enormes pressões no sentido do seu afastamento. A sua situação ter-se-á agravado após a entrevista do príncipe saudita Alwaleed bin Talal al-Saud, segundo maior accionista da News Corporation, à Newsnight, durante a qual o mesmo afirmou que Brooks teria que sair.

Accionistas processam Rupert

Um grupo de accionistas avançou, entretanto, para um processo judicial contra James e Rupert Murdoch.

"Rupert e James estão a ser processados directamente pelo que fizeram. Têm a obrigação legal directa para com os accionistas e eles negligenciaram isso. São pessoalmente responsáveis", declarou Jay Eisenhofer, advogado que representa os accionistas que avançaram para tribunal.

Termos relacionados Internacional
(...)