Debate aberto realizado em Faro

Contributo enviado por João Brandão

Na passada quinta-feira, 30 de Junho, realizou-se uma Assembleia Concelhia de Faro do Bloco de Esquerda aberta a simpatizantes e amigos, nas instalações do IPJ. Contando com a presença de 30 companheiros e companheiras, esta assembleia originou um debate franco e participado (tomaram a palavra 20 dos presentes) sobre os resultados eleitorais, a situação e perspectivas do nosso movimento.

Embora seja difícil resumir as posições expressas, a ideia geral com que se ficou pode ser assim expressa:

1. O BE deve ser um movimento anti-capitalista, criando um espaço político próprio capaz de transformar a sociedade.

2. O BE deve ser um agente aglutinador (não controlador) do espaço de resistência à política de austeridade. Neste espaço deverá procurar integrar o maior número de forças possível.

3. O BE não deve ser um partido igual aos outros. Deve actuar junto das populações com criatividade, reinventando formas de luta e de comunicação.

4. O BE deve apresentar propostas convincentes e fundamentadas para os vários problemas.

No que respeita ao funcionamento do BE foi expressa a necessidade de uma melhor ligação entre a direcção e as bases, procurando ouvi-las. Não foi, porém, esquecida a responsabilidade destas em tomarem um papel mais activo no debate político dentro do BE.

Por último, vários oradores salientaram a necessidade de converter o debate em acção política.

Pela Comissão Coordenadora Concelhia de Faro

João Brandão