Ainda bem que aconteceu o que aconteceu...

04 de July 2011 - 0:06

Contributo de Luís Peres

Este debate, que agora se inicia, é da maior importância para o BE.

Há meses e meses que Aderentes, de diversas sensibilidades, vinham reclamando esse debate. Eu entre esses ! Quase apetece dizer que "ainda bem que aconteceu o que aconteceu.....".

Nenhuma organização, nenhum Partido, sobretudo se for verdadeiramente de esquerda, sobrevive se não houver DEBATE INTERNO, discussão de ideias, Grupos de Trabalho activos, organização. Mas, se esse Partido for mesmo de Esquerda, não pode NUNCA tomar decisões, sobretudo as fundamentais (aquelas que vão "marcar" o futuro) sem ANTES ouvir os seus Militantes/Aderentes.

Não se pode arrogar o direito de "saber" de antemão o que pensam os seus militantes de base. Se era precisa uma prova atente-se na decisão sobre Manuel Alegre. Começaram aqui os "problemas" que conduziram aos resultados das últimas eleições! E o caso M.A. não é virgem....., infelizmente !

Uma decisão amplamente alicerçada em discussão interna só pode ter um resultado: ser assumida por TODOS ! Estaria assim posta em causa a legitimidade daqueles que, não concordando, utilizam, a torto e a direito, os média e tudo o que estiver ao seu alcance, para contestar e a partir daí lançar farpas venenosas tendo em vista alcançar objectivos pouco claros nalguns casos, dando asas a egos reprimidos.....

As crónicas, croniquetas, entrevistas, debates, a que só alguns vão tendo acesso para expor as suas ideias, que acham ser as da maioria, têm servido (para alem de promover os próprios) para destruir lentamente o Bloco, em molho brando. Os Média e a Direita agradecem vivamente !

Os outros (que por acaso são muitos mais) que não têm acesso a todos aqueles meios, limitam-se a propor que repensem a sua atitude. O BE tem conseguido sobreviver neste mar confuso mas, se alguns não arrepiarem caminho, vai acontecer , inevitavelmente, o que aconteceu a todos os Partidos, Movimentos, Grupos de Esquerda de há 50 ( ? ) anos a esta parte : Paz à sua Alma !

Eu sonho há 50 (?) anos com um Partido de Esquerda capaz de transformar este canto da Europa num sítio onde valha a pena viver.. O nascimento do BE (onde estou desde o primeiro dia ( sou o ADERENTE 366 ) fez renascer em mim a Esperança ! Foi em vão ? Não queria culpar disso aqueles que estão a contribuir (deliberadamente ou não ) para a destruição deste sonho !

Luís Peres, Aderente 366 – PORTO