Referendos em Itália

Neste dossier, no artigo A caminho de uma renovação democrática em Itália? é analisado o quadro político italiano e a derrota de Berlusconi nas eleições municipais realizadas 15 dias antes dos referendos. Itália: um triunfo da democracia real e Itália : um voto constituinte, dois textos sobre a importância política da vitória do Sim nos referendos. Escrevemos uma bela página da história revisita o caminho que levou à vitória, Rumo a um manifesto pelos bens comuns salienta a importância dos movimentos pela água, Democracia participativa contra a ditadura do mercado destaca o papel da cidadania e critica o Partido Democrata. Em Vídeos satíricos e Ópera de Verdi torna-se uma manifestação contra o governo divulgamos vídeos que tiveram um grande papel nas campanhas do Sim.

Depois da derrota nas municipais, Berlusconi teve nestes referendos a maior derrota política de toda a sua vida, fazendo antever um previsível fim do berlusconianismo em Itália. E nestas lutas, destaca-se o papel decisivo da cidadania activa, nomeadamente o movimento contra a privatização da água, que recolheu um milhão e quatrocentas mil assinaturas em defesa da água pública e constituiu comités por todo o país.

Também na internet, nomeadamente nas redes sociais, em blogues e sites alternativos a campanha foi intensa, organizou a participação de muitos e muitas activistas e foi decisiva para mobilizar o povo italiano para a vitória obtida.

Dossier organizado por Carlos Santos para esquerda.net

Resto dossier

Referendos em Itália

A 12 e 13 de Junho, a Itália votou em 4 referendos, com uma participação superior a 57%. Nos 4 referendos o sim venceu, contra leis do governo e com percentagens de cerca de 95%. Os italianos votaram a favor da água pública, contra a energia nuclear e contra a lei que protegia Berlusconi de prestar contas à justiça.

A caminho de uma renovação democrática em Itália?

Escrito antes dos referendos, este artigo de Christophe Ventura analisa a derrota de Silvio Berlusconi, nas eleições municipais de 30 de Maio de 2011, e aponta que a democracia talvez esteja “a caminho da revitalização em Itália”.

Itália: um triunfo da democracia real

Triunfámos. Quórum superado, maioria esmagadora de sins. Os objectivos procurados conseguiram-se nos quatro referendos. É um feito excepcional, com muitos significados. Assinalemos alguns, em nossa opinião os mais importantes. Cada qual pode determinar, com toda a liberdade, a sua própria ordem de importância. Artigo de Pierluigi Sullo

Itália : um voto constituinte

Votou-se! Parece incrível, mas conseguimos fazer com que o povo soberano se pronunciasse sobre questões críticas para o nosso futuro, sem a mediação de partidos políticos ou burocracias. Artigo de Ugo Mattei, publicado no jornal italiano “Il Manifesto”.

Escrevemos uma bela página da história

A festa começou bem antes da contagem porque não tínhamos qualquer dúvida sobre o resultado final. Às 15h finalmente soubemos que 57% dos italianos tinham votado! Isto não sucedera num referendo desde 1995. por Raphaël Pepe, Attac Itália

Rumo a um manifesto pelos bens comuns

Nasceu um novo laboratório político e alcançou-se uma vitória que muito deve ao fórum dos movimentos pela água e a uma cidadania activa que progressivamente compreendeu a necessidade de se reconquistar e de ver afirmados os seus direitos. Por Alberto Lucarelli

Democracia participativa contra a ditadura do mercado

No 12 e 13 de Junho, os cidadãos recuperaram o direito soberano e constitucional de decidir sobre as suas vidas, e fizeram-no de forma inquestionável, desautorizando as instituições da chamada democracia representativa. Por Severo Lutrario, Attac Itália

Vídeos satíricos

A derrota de Berlusconi nos referendos deu origem a muitos vídeos satíricos no Youtube. Veja alguns.

Ópera de Verdi torna-se uma manifestação contra o governo

Num concerto em que estava presente Berlusconi, o maestro Riccardo Muti pede que todos cantem a ária “Va Pensiero” da ópera “Nabucco” e diz: “ tenho vergonha do que ocorre no meu país”.