Primeira Fotogaleria da VI Convenção do Bloco

Fotos de Paulete Matos

Neste dossier:

VI Convenção Nacional do Bloco

O Esquerda.net juntou toda a informação sobre a VI Convenção Nacional do Bloco de Esquerda, realizada em Lisboa a 7 e 8 de Fevereiro.

Entrevista com Yannis Bournous, do Synaspismos (Grécia)

O Esquerda.net entrevistou Yannis Bournous, do Synaspismos ( o mais importante partido da esquerda radical na Grécia), na VI Convenção do Bloco de Esquerda. Veja também a empolgante intervenção de Yannis na Convenção.

Entrevista com Krzysztof Labadz, do Partido Polaco do Trabalho

O esquerda.net entrevistou, durante a VI Convenção do Bloco, Krzysztof Labadz do Partido Polaco do Trabalho e dirigente do Sindicato Livre Agosto 80 da Polónia.

Intervenções de abertura das três moções

Terminada a discussão sobre Estatutos, foram apresentadas as três moções de orientação à VI Convenção Nacional do Bloco.

Votação das moções e eleição dos órgãos nacionais do Bloco

Antes do encerramento, os delegados votaram as três moções de orientação em alternativa. A Moção A obteve 424 votos (84,1%), a Moção B 19 votos (3,8%), e a Moção C 61 votos (12,1%).
Leia mais para consultar as votações para a Mesa Nacional e Comissão de Direitos.

Intervenções finais das três moções

Esquerda.radio gravou as intervenções de encerramento do debate das moções na VI Convenção Nacional do Bloco de Esquerda.

Intervenções das moções no final do primeiro dia de debate

Veja aqui os vídeos das intervenções de cada moção em debate no fim do primeiro dia de trabalhos. João Teixeira Lopes, Gil Garcia e Margarida Pinho foram os oradores escolhidos para fazer o ponto de situação do debate da Convenção bloquista.

Intervenção de encerramento da Convenção

Na intervenção de encerramento da VI Convenção Nacional do Bloco de Esquerda, Francisco Louçã afirmou que para combater a exploração e a ganância - que é o "nome próprio do capitalismo" - é necessária uma "esquerda grande".

Entrevistas a delegados e convidados à Convenção

A Esquerda.rádio andou entre as mesas e nos corredores da sala da VI Convenção do Bloco de Esquerda, a entrevistar delegados e convidados ao evento maior dos bloquistas, perguntando-lhes o que mais os impressionara na convenção até ao momento.

Convenção: propostas de alteração aos Estatutos

Durante a manhã de sábado, os delegados à VI Convenção Nacional do Bloco de Esquerda os discutiram e votaram várias propostas de alteração aos estatutos da organização. Clica em Ler Mais para ver os resultados das votações.

Intervenção de abertura da Convenção

Perante mais de 600 delegados e convidados, Francisco Louçã abriu a VI Convenção Nacional do Bloco de Esquerda, sublinhando a necessidade de “Juntar forças para uma esquerda mais forte”. A fúria privatizadora do governo, que quer fazer um negócio de todos os bens públicos, e o descaramento dos patrões que lucram milhões e despedem trabalhadores, mereceram o repúdio de Louçã, que apresentou propostas concretas para combater o desemprego e o abuso.

Reunião com partidos europeus de esquerda antecedeu Convenção do BE

Vinte partidos europeus de esquerda participaram num debate sobre as respostas possíveis à crise actual que se vão construindo, num encontro que antecedeu a realização da VI Convenção Nacional do Bloco de Esquerda. A intervenção de abertura coube a Francisco Louçã e o encerramento foi da responsabilidade de Miguel Portas.

Entrevistas a representantes das moções em debate

Esquerda.radio entrevistou representantes das três moções em debate para a VI Convenção Nacional do Bloco de Esquerda, antes do evento.