You are here

Emissões de CO2 bateram recorde assustador em 2010

As emissões de gases com efeito de estufa atingiram um valor recorde no ano de 2010 e fazem da tentativa de controlar o aumento da temperatura da Terra em dois graus praticamente uma “utopia”, segundo a Agência Internacional de Energia (AIE).
Emissões de dióxido de carbono para a atmosfera atingiram 30,6 gigatoneladas durante o ano de 2010

A notícia foi dada pelo jornal britânico “The Guardian”, citando um relatório da AIE segundo o qual as emissões de dióxido de carbono para a atmosfera atingiram 30,6 gigatoneladas durante o ano de 2010, mais 1,6 gigatoneladas que em 2009. Fatih Birol, economista chefe da AIE, explicou que este aumento dissipa praticamente todas as esperanças que pudessem existir quanto a um limite de dois graus da subida da temperatura média da Terra. Esse limite é praticamente “uma utopia”, segundo o mesmo técnico, que qualifica este relatório como “a pior notícia sobre emissão de gases”, deixando uma “perspectiva sombria”.

O documento da AIE sublinha que para evitar os piores efeitos do aquecimento global, as emissões de gases com efeito de estufa não podem ultrapassar as 32 gigatoneladas em 2020, um limite já quase atingido actualmente. Para isso, disse Fatih Birol, é preciso que os governos mundiais “tomem rapidamente medidas corajosas, decisivas e urgentes”.

“The Guardian” cita, a propósito, o economista Lord Stern, da London School of Economics, segundo o qual o ritmo actual de contaminação da atmosfera com gases com efeito de estuda deixa 50 por cento de possibilidades de a temperatura média da Terra subir quatro graus até 2100, o que será suficiente “para interromper a vida e esgotar os meios de sobrevivência de centenas de milhões de pessoas em todo o mundo, provocando migrações em massa e conflitos”.

Artigo publicado no portal do Bloco de Esquerda no Parlamento Europeu

Termos relacionados Ambiente
Comentários (1)