You are here

Manifestações em toda a Alemanha pelo fim do nuclear

Cerca de 160 mil pessoas protestam em 20 cidades. Relatório de Comissão de Ética propõe encerramento das 17 centrais nucleares até 2021.
Actualmente, apenas quatro das 17 centrais estão operacionais. Foto de rvdh, FlickR

Cerca de 160 mil pessoas manifestaram-se em 20 cidades da Alemanha sob o lema "Schluss mit Atomkraft" (Fim à Energia Atómica), nas vésperas de o governo de Angela Merkel anunciar o novo calendário de encerramento gradual das 17 centrais atómicas do país .

Em Berlim, quase 20 mil pessoas desfilaram pelo centro da cidade e fizeram um comício diante da sede do partido da chanceler Angela Merkl, a CDU.

Uma Comissão de Ética nomeada pelo governo vai apresentar um relatório a propor o encerramento faseado das centrais nucleares do país até 2021, apresentando uma alternativa de energia renovável.

Em Munique, foram cerca de 10 mil os manifestantes, em Hannover os protestos reuniram cerca de 12 mil pessoas, e em várias cidades da Renânia, como Colónia, Bona ou Muenster, os organizadores contaram também dezenas de milhares de participantes nas manifestações.

Organizações como Os Amigos da Terra da Alemanha querem um encerramento mais rápido das centrais.

Actualmente, apenas quatro das 17 centrais estão operacionais. O governo ordenou que oito fossem desligadas e passassem por uma revisão, e outras cinco foram desligadas para manutenção de rotina.

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Internacional
(...)