You are here

O poder mudou de campo

No início dos anos 1970, quando o barril de "ouro negro" valia menos de 2 dólares, ninguém iria imaginar que um presidente americano se encontraria um dia na situação de ser obrigado a implorar ao rei da Arábia Saudita por um aumento da produção da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), com o objectivo de forçar uma redução dos preços. O Ocidente, no entanto, chegou a esse ponto.
Artigo de Jean-Michel Bezat, publicado no jornal Le Monde em 20 de Maio de 2008

Depois de esbarrar numa primeira recusa grosseira, em meados de Janeiro, George W. Bush voltou a insistir neste pedido, na Sexta-Feira 16 de Maio, por ocasião do seu encontro em Riade com o rei Abdallah. Sem conseguir mais do que um aumento limitado e temporário.

Já vai longe a época em que a Standard Oil of New Jersey, a Anglo-Persian, a Gulf Oil e suas quatro outras "irmãs" dominavam o mercado mundial. O tempo em que o presidente Roosevelt obteve do rei Ibn Saud a abertura dos poços sauditas às companhias estrangeiras em troca da protecção militar americana (1945). A época em que era possível derrubar impunemente o primeiro-ministro iraniano Mossadegh (1953), culpado de ter nacionalizado os hidrocarbonetos. O tempo em que fingiam acreditar que o petróleo é uma riqueza inesgotável.

O poder de mercado mudou de campo. Escapou dos países consumidores e das grandes multinacionais do sector (Exxon, Chevron, Shell, BP). A evolução do preço do barril (cerca de 128 dólares) decide-se nos bastidores do Kremlin e nos meandros do poder iraniano, no meio dos pântanos nigerianos e nas margens do Orenoco venezuelano, nos corredores vienenses da Opep e nas agitadas salas da bolsa de Nova Iorque. E, sobretudo, nos palácios sauditas.

O mundo vive um terceiro choque petrolífero - mais lento do que os de 1973 e de 1980. O barril, cujo preço foi multiplicado por seis em seis anos, está hoje mais caro em dólares constantes do que no início de 1981. O seu preço pode refluir dez ou vinte dólares nos próximos meses, mas isso é muito incerto. Alguns analistas tão influentes como os do banco de negócios Goldman Sachs prevêem a sua cotação média no segundo semestre em 141 dólares, e em 148 dólares em 2009. A OPEP já não exclui os 200 dólares.

O reino waabita, o único país a poder lançar um milhão de barris suplementares no mercado, resiste a isso. Ele inflectiu mesmo o seu discurso, recentemente, anunciando que ia estabelecer um tecto máximo de 12,5 milhões de barris por dia entre 2009 e 2020, para preservar as suas reservas e os interesses das gerações futuras. "Sempre que descobrirem novas jazidas, deixem-nas no solo, pois os nossos filhos irão precisar delas", decidiu o rei.

Nada consegue convencer os sauditas a abrirem as comportas. Eles acham que o mercado está bem abastecido e que as reservas de petróleo bruto e de gasolina estão em bons níveis. Preocupam-se, sobretudo, com a política energética dos Estados Unidos, que visa reduzir a "dependência do petróleo" em relação ao Oriente Médio - palavra de ordem lançada por Bush e retomada em coro pelos candidatos à eleição presidencial John McCain e Barack Obama. Basta ouvir as acusações do ministro saudita da energia contra os agrocombustíveis, que se desenvolvem no continente americano, para compreender o que está em jogo. A isso, deve ser acrescentada a vontade de alguns parlamentares americanos de submeter o mercado petroleiro às regras anti-cartéis do comércio internacional, e até suspender as vendas de armas se Riade não aumentar a sua produção de petróleo.

Estas iniciativas inquietam e exasperam a Opep. A estratégia do cartel de Viena, que renunciou a fixar uma grelha de preços desde 2003, parece simples: abastecer o mercado para evitar qualquer ruptura, reduzir a "almofada de segurança" ao mínimo (2 milhões de barris por dia) e manter assim os preços tão elevados quanto possível, sem comprometer o crescimento económico. Com três quartos das reservas mundiais, os treze Estados membros da Opep têm os meios para seguir esta política.

Explosão dos preços
A dependência dos países consumidores está ligada à fragilidade das multinacionais. Os Estados petrolíferos e as suas companhias públicas nacionais partilham entre si 85% das reservas mundiais. As gigantes multinacionais não detêm mais do que 15% dessas reservas e enfrentam problemas para reconstituí-las à medida que elas se vão esgotando.

Qual o peso da "gigante" ExxonMobil, a maior companhia cotada, face à Gazprom ou à Saudi Aramco? O acesso das grandes companhias ocidentais aos campos petrolíferos - fechados na Arábia Saudita, no Kuwait e no México, a sua penetração está cada vez mais difícil na Rússia, na Venezuela e na Argélia - implicaria "o retorno ao período anterior às nacionalizações dos anos 1970", acha Nicolas Sarkis, director da revista especializada "Pétrole et gaz arabes" ("Petróleo e gás árabes").

Será precisa uma guerra pelo precioso líquido? Inimaginável, mesmo que a sede de petróleo fosse um dos motivos da invasão americana do Iraque em 2003, conforme reconheceu o antigo presidente da Fed (Federal Reserve - banco central americano), Alan Greenspan. Para que benefício? Aumentando as tensões no Médio Oriente e reduzindo a oferta, ela contribuiu para a explosão dos preços. Tomar posse destas reservas pela força seria "uma batalha de retaguarda", os países petrolíferos estão hoje "numa posição de força", nota Nicolas Sarkis. Eles podem vender as suas enormes reservas em dólares e impedir que os beligerantes do petróleo dele se apoderem, oferecendo-o a países mais pacíficos. Antes para a China do que para a América!

Numerosos países industrializados extraíram lições das crises de 1973 e 1980 e reduziram a sua dependência. Precisam de menos petróleo para criar a mesma riqueza. Nos Estados Unidos, as sucessivas administrações continuaram a decidir como antes: "O modo de vida americano não é negociável". Assim, a sua taxa de dependência do petróleo importado passou de 60% para 80%.

No imediato, o problema é geopolítico: o acesso ao recurso reduz-se. A longo prazo é geológico. Restam 1,2 biliões de barris de petróleo, ou seja quarenta anos de consumo ao rimo de extracção actual. Os mais optimistas multiplicam este número por três, acrescentando os tipos de petróleo denominados de "não convencionais" (óleos pesados, areias betuminosas). Infelizmente, são muito caros para extrair. As reservas dos campos petrolíferos declinam na Arábia Saudita, na Rússia, na Noruega, no México, na Indonésia...

A única resposta reside numa diminuição do consumo. Ora, a explosão dos preços não reduziu a procura, senão marginalmente, uma vez que os transportes funcionam, numa proporção de 97%, por meio dos derivados do petróleo bruto. Uma tal baixa é vital para reforçar a segurança energética e para lutar contra o aquecimento climático. Contudo, a redução do consumo nunca foi tão vital, quer para reforçar a segurança energética, quer para lutar contra o aquecimento climático. O petróleo mais barato e mais limpo é aquele que não se queima.

Jean-Michel Bezat

(...)

Neste dossier:

Dossier preço do petróleo

Afinal, até que ponto pesa a especulação no preço final do barril de petróleo? Mais de 60%, como dizem uns? Apenas um quarto, como dizem outros? Não há especulação, como dizem ainda outros? Atingimos ou não o "pico do petróleo", isto é, esgotámos mais de 50% das reservas mundiais? O que acontece, afinal, com a oferta e a procura de petróleo? Até que ponto o crescimento do consumo da China é o responsável pela actual situação? Este dossier do Esquerda.net apresenta perspectivas e respostas diversas a estas e outras questões.

Por que o preço do petróleo está alto?

Como explicar o preço do petróleo? Porque é tão alto? Está a esgotar-se? Os fornecimentos estão a ser interrompidos, ou o preço alto é reflexo da ganância das companhias petrolíferas ou da OPEP? Chávez e os sauditas estão a conspirar contra nós?

Por Paul Craig Roberts, Information Clearinghouse

Mercados opacos cada vez mais financiarizados

Os contratos de futuros1 sobre o ouro negro representarão 30 a 35 vezes o volume do comércio real de petróleo.
Nicolas Sarkozy, na entrevista de 24 de Abril à televisão, pôs em causa a "incrível" especulação que provoca a subida brutal dos preços das matérias primas.
Artigo de Adrien de Tricornot, publicado no jornal Le Monde

O poder mudou de campo

No início dos anos 1970, quando o barril de "ouro negro" valia menos de 2 dólares, ninguém iria imaginar que um presidente americano se encontraria um dia na situação de ser obrigado a implorar ao rei da Arábia Saudita por um aumento da produção da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), com o objectivo de forçar uma redução dos preços. O Ocidente, no entanto, chegou a esse ponto.
Artigo de Jean-Michel Bezat, publicado no jornal Le Monde em 20 de Maio de 2008

Números do petróleo

Para o economista norte-americano, colunista do New York Times, a alta do preço do petróleo explica-se porque houve um crescimento do produto mundial bruto, que não foi acompanhado pela produção petrolífera, que estagnou. Publicamos em seguida a tradução de duas colunas publicadas no diário norte-americano.

Por Paul Krugman, do New York Times

OPEP: o mercado petrolífero está louco

O ministro argelino de Energia e actual presidente da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP), Chakib Khelil, disse que "o mercado petrolífero está louco". Para este responsável, a OPEP nada pode fazer para baixar os preços do petróleo, já que a alta se deve a tensões geopolíticas, à desvalorização do dólar e à especulação, e não à falta de oferta.

Stiglitz: A guerra do Iraque é um factor importante no aumento de preços

Para o prémio Nobel da economia, embora existam outros factores envolvidos no aumento de preço do petróleo, a guerra do Iraque é claramente um factor importante. Stiglitz lembra que antes da guerra, já considerando a crescente procura de energia da Índia e da China, os mercados de futuros projectavam que o preço do petróleo se manteria em torno de 23 dólares por barril. Foi a guerra - e a volatilidade que tem causado - juntamente com a queda do dólar devida às baixas taxas de juro e ao enorme défice comercial, a responsável por grande parte da diferença que se verifica.

Entrevista de Nathan Gardels, The Huffington Post

O preço do petróleo zomba da realidade dos combustíveis

Para este economista e jornalista americano, especialista na questão energética, nenhuma crise de oferta justifica o nível de preços praticados actualmente. Neste artigo, ele sustenta que pelo menos 60% do preço do petróleo vem da especulação dos mercados de futuros, orquestrada pelos fundos especulativos, pelos bancos e grupos financeiros. Engdahl considera ainda que a teoria do "pico do petróleo" - o argumento de que a produção do petróleo atingiu o ponto em que mais da metade das reservas foi utilizada - é um embuste que ajuda a especulação.
Por F. William Engdahl, AsiaTimesOnline

Multimilionário diz que a especulação é a principal causa da alta do petróleo

O multimilionário George Soros - ele mesmo o maior investidor de fundos privados do mundo - afirma que a principal causa para o aumento dos preços do petróleo é precisamente a especulação. Em entrevista ao "Daily Telegraph", Soros defende que apesar da queda do dólar e do aumento da procura na China influenciarem os preços da matéria-prima, são os especuladores que mais fortemente afectam a subida de preços, que começam a "ter a forma de uma bolha".