You are here

Shame

Passou um pouco despercebido o processo de referendo sobre sistema eleitoral, com várias eleições parciais, na Grã-Bretanha. Humilhante é a palavra dos media britânicos para descrever a performance dos lib-dem de Nick Clegg.

Passou um pouco despercebido o processo de referendo sobre sistema eleitoral, com várias eleições parciais, na Grã-Bretanha. Para além duma quebra dos conservadores, o dado a reter foi o esmagamento dos lib-dem (liberais-democratas), com os piores resultados em 30 anos. Humilhante é a palavra dos media britânicos para descrever a performance de Nick Clegg e apaniguados.

Convém recordar que conservadores e liberais formaram um governo de coligação (curiosamente, apesar do sistema de voto maioritário e preventivo de um governo minoritário), substituindo os desgastados trabalhistas. Não colhe aqui agora analisar o que estava em jogo no referendo, ou o contexto dos vários tipos de eleições parciais. Simplesmente, pretendo sublinhar que as vedetas das últimas eleições gerais saíram arrasadas: Os lib-dem pagaram o preço do pacotão de austeridade que lançaram sobre o povo e da incoerência da sua aliança governativa com os tories, passaram pela lâmina dos eleitores da ira. Isso mostra as condições de castigo eleitoral dos partidos austeritários. Mas mostra como os eleitores desprezam o oportunismo de alianças contra-natura, de caça-ministros com traficância de programas.

Veio-me à memória o último caso parecido: a devastação até zero deputados da Refundação Comunista, também punida eleitoralmente em Itália pelo travestismo governista em contradição com o seu posicionamento reconhecido. A "alta missão" que a Refundação Comunista tomou no governo Prodi foi o hara-kiri do seu próprio partido. O tempo não está, alguma vez estará (?), para quem joga partidos na bolsa da política.

PS - O sistema eleitoral britânico manteve-se tão anti-democrático como era, mas o referendo não continha nenhuma alternativa séria, minimamente proporcional.

* Shame, em português Vergonha

Sobre o/a autor(a)

Dirigente do Bloco de Esquerda, professor.
(...)