You are here

Lutas estudantis em destaque na revista Vírus

Já está disponível na internet mais uma edição da revista Vírus, desta vez dedicada ao "passado e presente das lutas estudantis". Das crises académicas sob a ditadura ao momento actual, passando pela luta das propinas, a revista inclui textos de Diana Andringa, Guya Accornero, Miguel Cardina ou Alexandra Silva, entre outros.

"Este é um número sobre o papel decisivo que diversas gerações de estudantes exerceram na mudança social em Portugal, conjugando a visão histórica com a abordagem sociológica, sem prescindir de testemunhos directos de alguns protagonistas", diz João Teixeira Lopes no editorial da revista.

A memória histórica de vários momentos definidores da luta dos estudantes em Portugal está presente com artigos sobre as crises académicas de 1962 e 1969 ou a repressão contra os estudantes pela ditadura, mas também com a história da praxe em Portugal e as contestações mais recentes no Ensino Superior. "O resgate da memória é aqui fundamental: ela permite uma transmissão que, não sendo paternalista, porque cada crise tem a sua configuração própria, as suas lutas, os seus actores, nos mune de utensílios para evitar o desperdício de uma visão descontextualizada e débil", sublinha Teixeira Lopes, que fundou e dirigiu a revista online do Bloco desde o início de 2008 até esta décima segunda edição. "Espero que tenham usado esta revista com genuíno prazer e sentido crítico", acrescentou. A seguir ao período eleitoral, a Vírusvai regressar com nova equipa editorial e nova linha gráfica da revista.  

Ao longo da última edição do actual formato encontram-se textos de investigadores, estudantes e jornalistas, nalguns casos participantes activos no movimento estudantil do seu tempo: Rui Bebiano, Guya Accornero, Jorge Costa, Diana Andringa, Miguel Cardina, José Manuel Lopes Cordeiro, Alexandra Silva, Andrea Peniche, José Soeiro, Nuno Serra, Ana Drago, Elísio Estanque, Hugo Ferreira e Fabian Figueiredo.


Clique para ler revista em pdf

Termos relacionados Sociedade
(...)