You are here

As questões de Outubro

Se entendermos a revolução como um elo vindo de baixo para cima, aspirações profundas de um povo, e não a execução de algum plano mirabolante imaginado por uma elite esclarecida, não há nenhuma dúvida que a Revolução Russa foi uma, no sentido pleno da palavra. Basta notar as medidas legislativas tomadas nos primeiros meses e no primeiro ano pelo novo regime para compreender que elas significaram uma transformação radical das relações de propriedades e de poder, às vezes mais rápida do que o previsto e desejado, às vezes mesmo além do desejável, sob a pressão das circunstâncias.

Texto de Daniel Bensaid
 

Antes mesmo de entrar no miolo dos novos documentos acessíveis pela abertura dos arquivos soviéticos (que darão, sem dúvida, novas luzes e uma renovação das controvérsias), a discussão vem tropeçar no pensamento da ideologia dominante, bem ilustrada pela recente homenagem necrológica consensual a François Furet. Nesses tempos de contra-reforma e de reacção, não surpreende que os nomes de Lenin e Trotsky se tornem tão impronunciáveis quanto foram aqueles de Robespierre e Saint-Just sob a Restauração.

Para começar a limpar o terreno é conveniente retomar três ideias bastante aceites hoje em dia:

1. Em vez de revolução, Outubro seria mais o nome emblemático de um complô ou de um golpe de Estado minoritário impondo no conjunto, de cima para baixo, a sua concepção autoritária da organização social em benefício de uma nova elite.

2. Todo o desenvolvimento da Revolução Russa e suas desventuras totalitárias estaria inscrito em germe, por uma espécie de pecado original, na ideia (ou "paixão" segundo Furet) revolucionária: a história se reduziria então à genealogia e à execução dessa ideia perversa, em detrimento de grandes convulsões reais, de acontecimentos colossais e da saída incerta de toda luta.

3. Em fim, a Revolução Russa teria sido condenada à monstruosidade por ter nascido de um parto "prematuro" da história, de uma tentativa de forçar o curso e o ritmo, quando "as condições objectivas" de uma superação do capitalismo não estavam dadas: em lugar de ter tido a sabedoria "de auto limitar" seu projecto, os dirigentes bolcheviques teriam sido os agentes activos desse contratempo.

Revolução ou golpe de Estado?

A Revolução Russa não é o resultado duma conspiração mas sim a explosão, no contexto da guerra, das contradições acumuladas pelo conser­vadorismo autocrático do regime czarista. A Rússia, no começo do século, é uma sociedade bloqueada, um caso exemplar de "desenvolvimento desigual e combinado", um país ao mesmo tempo dominante e dependente, que alia os traços feudais de um campo onde a servidão é oficialmente abolida há menos de meio século e os traços do capitalismo industrial urbano mais concentrados.

Esta grande potência é subordinada tecnologicamente e financeiramente (empréstimos). O caderno de condolências apresentado para Gapon por ocasião da Revolução de 1905 é um verdadeiro registro da miséria que reina no país dos czares. As tentativas de reformas são rapidamente bloqueadas pelo conservadorismo da oligarquia, a teimosia dos déspotas e a inconsistência de uma burguesia que já está a ser perseguida pelo movimento operário nascente. As tarefas da revolução democrática recaem, assim, numa espécie de terceiro-estado, no qual, à diferença da Revolução Francesa, o proletariado moderno, ainda que minoritário, já se constitui na ala dinâmica em marcha.

É isso que a "Santa Rússia" pode representar: "o elo fraco da cadeia imperialista". A prova da guerra põe fogo neste barril de pólvora.

O desenvolvimento do processo revolucionário entre fevereiro e outubro de 1917, ilustra bem que não se trata de uma conspiração minoritária de agitadores profissionais, mas da assimilação acelerada duma experiência política em escala de massa, duma metamorfose das consciências, de um deslocamento constante das relações de forças. Na sua magistral História da Revolução Russa, Trotsky analisa minuciosamente esta radicalização, de eleição sindical em eleição sindical, de eleição municipal em eleição municipal, junto aos operários, soldados e camponeses.

Os bolcheviques representavam apenas 13% dos delegados ao Congresso dos soviets de junho, mas as coisas mudam rapidamente depois das Jornadas de Julho e da tentativa de putsch de Kornilov: depois destes acontecimentos, e já em Outubro, os bolcheviques passam representar entre 45% e 60%.

Longe de representar uma manipulação conseguida pela surpresa, a insurreição representa o resultado e a conclusão provisória duma prova de força que amadureceu ao longo do ano, no curso do qual o estado de espírito das massas plebeias esteve sempre à esquerda dos partidos e dos seus estados-maiores, não somente dos socialistas revolucionários, mas mesmo daqueles do Partido Bolchevique ou duma parte de sua direcção (até inclusive sobre a decisão da insurreição).

Isso é o que explica que a insurreição de Outubro, comparativamente às violências que conhecemos desde então, tenha sido muito pouco violenta e pouco onerosa em vidas humanas, por mais que seja vão distinguir entre as vítimas de Outubro propriamente ditas (de ambas as partes) e aquelas da guerra civil a partir de 1918, sustentada pelas potências estrangeiras, com a França e a Grã-Bretanha na primeira fila.

Se entendermos a revolução como um elo vindo de baixo para cima, aspirações profundas de um povo, e não a execução de algum plano mirabolante imaginado por uma elite esclarecida, não há nenhuma dúvida que a Revolução Russa foi uma, no sentido pleno da palavra. Basta notar as medidas legislativas tomadas nos primeiros meses e no primeiro ano pelo novo regime para compreender que elas significaram uma transformação radical das relações de propriedades e de poder, às vezes mais rápida do que o previsto e desejado, às vezes mesmo além do desejável, sob a pressão das circunstâncias. Numerosos livros testemunham esta ruptura na ordem do mundo e da sua repercussão internacional imediata.

Marc Ferro sublinha que não houve na época muita gente que tivesse piedade do regime do czar e para chorar o último déspota. Ele insiste, ao contrário, sobre a virada do mundo tão característica de uma autêntica revolução, que afecta até os detalhes da vida quotidiana: em Odessa, os estudantes ditam aos professores um novo programa de história; em Petrogrado, os trabalhadores obrigam aos seus patrões a aprender o "novo direito operário"; no exército, os soldados convidam o capelão a sua reunião "para dar um novo sentido à sua vida; em certas escolas, as crianças reivindicam a aprendizagem do boxe para se fazer escutar e respeitar pelos adultos..."

Este elo revolucionário inicial faz-se sentir ainda ao longo dos anos vinte, apesar das penúrias e do atraso cultural, nas tentativas pioneiras no front da transformação do modo de vida: reformas escolares e pedagógicas, legislação familiar, utopias urbanas, invenção gráfica e cinematográfica. É este o elo que ainda permite explicar as contradições e as ambiguidades da grande transformação operada com dor entre as duas guerras, onde ainda se misturam o terror, a repressão burocrática e a energia da esperança revolucionária.

Nunca nenhum país do mundo conheceu uma metamorfose tão brutal, sob o chicote de uma burocracia faraónica: entre 1926 e 1939 as cidades ultrapassaram os 30 milhões de habitantes e a sua parte na população global passou de 18% a 33%; durante o único primeiro plano quinquenal a sua taxa de crescimento foi de 44%, ou seja praticamente tanto quanto entre 1897 e 1926; a força de trabalho assalariada mais que duplicou (passou de 10 a 22 milhões); o que significa a "ruralização" massiva das cidades, um esforço enorme de alfabetização e de educação, a imposição à marcha forçada de uma disciplina do trabalho.

Esta grande transformação é acompanhada de um renascimento do nacionalismo, de um desenvolvimento do carreirismo, do surgimento dum novo conformismo burocrático. Nesta grande confusão, ironiza Moshe Lewin, a sociedade estava, num certo sentido, "sem classes", porque todas as classes estavam uniformes, em fusão.

Vontade de poder ou contra-revolução burocrática?

O destino da primeira revolução socialista, o triunfo do estalinismo, os crimes da burocracia totalitária, constituem sem nenhuma dúvida uns dos maiores factos do século. As chaves da sua interpretação têm a maior importância. Para alguns, o princípio do mal residiria num fundo perverso da natureza humana, uma irrepreensível vontade de potência que se pode manifestar sob diferentes máscaras, inclusive aquela da pretensão de fazer a felicidade dos povos, apesar deles, de impor-lhes esquemas preconcebidos de uma "cidade ideal". Importa-nos, ao contrário, encontrar na organização social, nas forças que a constituem e se opõem, as raízes e as molas profundas daquilo que às vezes chamamos "o fenómeno estalinista".

O estalinismo, nestas circunstâncias históricas concretas, remete a uma tendência mais geral à burocratização em marcha em todas as sociedades modernas. Ela é alimentada fundamentalmente pelo desenvolvimento da divisão social do trabalho (entre trabalho manual e intelectual) e pelos "perigos profissionais do poder" que lhes são inerentes.

Na União Soviética, esta dinâmica foi tanto mais forte e rápida quanto a burocracia se produziu sobre um fundo de destruição, de penúria, de arcaísmo cultural, na ausência de tradições democráticas. Desde a origem, a base social da revolução era ao mesmo tempo ampla e estreita, ampla na medida em que ela repousava sobre a aliança entre operários e camponeses que constituíam a esmagadora maioria social. Estreita na medida em que o componente operário minoritário foi rapidamente eliminado pelos desgastes da guerra e as perdas da guerra civil. Os soldados para os quais os sovietes tiveram em 1917 um papel central, eram no essencial camponeses mobilizados pela ideia da paz, do retorno ao lar.

Nessas condições, o fenómeno da pirâmide invertida ficou em seguida evidente. Não era mais a base que levava e empurrava o topo, mas a vontade do topo que se esforçava em carregar a base. Daí a mecânica da substituição: o partido substitui ao povo, a burocracia ao partido, o homem providencial ao conjunto. Mas esta construção só se impõe pela formação de uma nova burocracia, fruto da herança do antigo regime e da promoção social acelerada de novos dirigentes. Simbolicamente, nos efectivos do partido após o recrutamento massivo da "promoção Lenin", alguns milhares de militantes da revolução de Outubro não pesam mais a relação às centenas de milhares de novos bolcheviques, entre os quais os carreiristas vindos em socorro da vitória e os elementos reciclados da velha administração.

O testamento de Lenin é testemunha, em sua agonia, desta consciência patética do problema. Enquanto a revolução é assunto de povos e de multidões, Lenin moribundo imagina o futuro, avalia os vícios e as virtudes de um punhado de dirigentes de quem tudo parece agora depender.

Se os factores sociais e as circunstâncias históricas jogam um papel determi­nante no ascenso poderoso da burocracia estalinista, isto não significa que as ideias e as teorias não tenham nenhuma responsabilidade na sua existência. Particularmente, não há nenhuma dúvida que a confusão sustentada, desde a tomada do poder, entre o Estado, o partido e a classe operária em nome do declínio rápido do Estado e do desaparecimento das contradições no seio do povo, favorece consideravelmente a estatização da sociedade e não a socialização das funções estatais.

A aprendizagem da democracia é uma questão longa, difícil, que não caminha no mesmo ritmo que os decretos de reforma económica. Ela leva tempo, energia. A solução fácil consiste, então, em subordinar os órgãos de poder popular, conselhos e sovietes a um tutor esclarecido, o partido. Na prática, ela consiste também em substituir o princípio da eleição e do controle dos responsáveis pela sua nomeação, por iniciativa do partido, desde 1918, em alguns casos. Esta lógica desemboca, então, na supressão do pluralismo político e das liberdades de opinião necessárias à vida democrática, assim como a subordinação sistemática do direito à força.

A engrenagem é tanto mais implacável quanto a burocracia não procede somente ou principalmente de uma manipulação das altas esferas. Ela responde também, às vezes, a uma espécie de demanda das bases, a uma necessidade de ordem e de tranquilidade dos cansaços da guerra e da guerra civil, das privações e do desgaste que as controvérsias democráticas, a agitação política, a demanda constante de responsabilidade provocam. Marc Ferro assinalou, em seus livros, de forma pertinente, esta terrível dialéctica.

Ele lembra, assim, que existiam "duas vertentes - democrática-autoritária na base, centralista e autoritária na cúpula", no começo da revolução, "enquanto que em 1939 há apenas uma". Mas, para ele, a questão é praticamente resolvida depois de alguns meses, a partir de 1918 ou 1919, com o definhamento ou o enquadramento dos comités de bairro e de fábrica. Seguindo uma aproximação análoga, o filósofo Phillipe Lacoue-Labarthe é ainda mais explícito declarando o bolchevismo "contra-revolucionário a partir de 1920-1921", isto é, antes de Kronstadt.

O assunto é de maior importância. Não é questão de opor, ponto por ponto, de maneira maniqueísta uma lenda do "leninismo sob Lenin" ao leninismo sob Estalin, os anos 20 luminosos aos sombrios anos 30, como se nada houvesse ainda começado a apodrecer no país dos sovietes. É claro, a burocratização está quase imediatamente em andamento; é claro, a actividade policial da Tcheka tem a sua lógica própria; é claro, o desterro político das ilhas Solovski está aberto depois da guerra civil e antes da morte de Lenin; é claro, a pluralidade dos partidos é suprimida de facto, a liberdade de expressão limitada, os direitos democráticos no próprio partido são restringidos a partir do 10° Congresso de 1921.

O processo daquilo que chamamos contra-revolução burocrática não é um acontecimento simples, datável, simétrico da insurreição de Outubro. Ele não é feito num dia. Ele passou por escolhas, confrontos, acontecimentos. Os próprios actores não pararam de debater sobre a perio­dização, não pelo gosto da precisão histórica, mas para tentar deduzir as tarefas políticas. Testemunhas como Rosmer, Eastman, Souvarine, Istrati, Benjamin, Zamiatini e Bulgakov (nas suas cartas a Estalin), a poesia de Maiakovski, os tormentos de Mandelstam ou de Tsvetaieva, os cadernos de Babel etc., podem contribuir a esclarecer as múltiplas facetas do fenómeno, o seu desenvolvimento, a sua progressão.

Mas isso não reduz o contraste, a descontinuidade irredutível, na política interna como na política internacional, entre o começo dos anos 20 e os terríveis anos 30. Nós não contestamos que as tendências autoritárias tenham começado a impor-se bem antes, que obcecados pelo "inimigo principal" (bem real na verdade) da agressão imperialista e a restauração capitalista, os dirigentes bolcheviques tenham começado a ignorar ou subestimar "o inimigo secundário", a burocracia que os minava internamente e que acaba por devorá-los. Este roteiro era inédito na época, difícil de imaginar, foi preciso tempo para compreendê-lo e interpretá-lo, para tirar as consequências. Assim, é Lenin quem sem dúvida melhor compreendeu o sinal de alarme que significou a crise de Kronstadt, ao ponto de impulsionar uma profunda reorientação política, é apenas bem mais tarde, em A revolução traída, que Trotsky chegará a fundar um principio de pluralismo político sobre a heterogenei­dade do próprio proletariado, inclusive após a tomada do poder.

A maioria dos grandes testemunhos e dos estudos sobre a União Soviética ou sobre o próprio Partido bolchevique - ver Moscou sous Lenine de Rosmer, O leninismo sob Lenin de Marcel Liebrnan, L' historie du Parti Bolchevick de Pierre Broué, Staline de Souvarine e o do Trotsky, os trabalhos de L. H. Carr, de Tony Cliff, de Moshe Lewin, de David Rousset - não permitem ignorar, na estreita dialéctica da ruptura e da continuidade, a grande viragem dos anos 30. A ruptura ganha de longe, atestada pelos milhões e milhões de mortos de fome, os deportados, as vítimas dos processos e das purgas. Foi preciso desencadear tal violência para chegar ao "congresso dos vencedores" de 1934 e à consolidação do poder burocrático porque a herança revolucionária deveria ser tenaz e não foi facilmente superada.

Isto é o que chamamos uma contra-revolução, tão massiva, tão visível, tão esmagadora como as medidas autoritárias, por inquietantes que fossem, tomadas no calor da guerra civil. Esta contra-revolução faz igualmente sentir os seus efeitos em todos os domínios, naquele da economia política (colectivização forçada e desenvolvimento em grande escala do Gulag), da política internacional (na China, na Alemanha, na Espanha), da própria política cultural ou da vida quotidiana, com aquilo que Trotsky chamou "Termidor no lar".

Revolução "prematura"?

Após a queda da União Soviética uma tese readquiriu vigor entre os defensores do marxismo, especialmente nos países anglo-saxónicos (ver as teses de Gerry Cohen): aquela segundo a qual a revolução teria sido desde o seu começo uma aventura condenada porque era prematura. Na realidade, esta tese tem a sua origem muito cedo no discurso dos próprios mencheviques russos e nas análises de Kautsky, desde 1921: muito sangue, lágrimas e ruínas, escreveu ele então, teriam sido poupados "se os bolcheviques tivessem tido o senso menchevique da autolimitação àquilo que é acessível, onde se revela o mestre".

A fórmula é impressionantemente reveladora. Eis alguém que polemiza contra a ideia de um partido de vanguarda mas imagina em troca um partido-mestre, educador e pedagogo, capaz de regular à sua vontade a marcha e ritmo da história. Como se as lutas e as revoluções não tivessem também sua lógica própria. Ao querer auto limitá-las tenta-se passar para o lado da ordem estabelecida. Não se trata mais então "de auto limitar" os objectivos do partido, mas simplesmente de limitar as aspirações das massas. Nesse sentido, os Ebert e os Noske, assassinando Rosa Luxemburg e esmagando os sovietes da Baviera se tornaram ilustres como virtuosos da "auto limitação".

Na verdade, o raciocínio conduz de maneira inelutável à ideia uma história bem ordenada, regrada, como um relógio, onde tudo tem a sua hora, no tempo exacto. Ele recai nas planícies de um estrito determinismo histórico tão seguidamente censurado nos marxistas onde a situação da infra-estrutura determina de maneira estreita a superestrutura correspondente. Ele elimina simplesmente o facto de a história não ter a força do destino, mas que é composta por acontecimentos que abrem uma série de possibilidades, nem todas garantidas. Trata-se mais de um horizonte determinado de possibilidades. Os seus próprios actores pensaram a Revolução Russa não como uma aventura solitária, mas como primeiro elemento de uma revolução europeia e mundial. Os fracassos da Revolução Alemã ou da Guerra Civil Espanhola, os desdobramentos da Revolução Chinesa, a vitória do fascismo na Itália e na Alemanha não estavam escritos de antemão.

Falar nesse caso de revolução prematura significa um retorno a enunciar um julgamento de tribunal histórico, em vez de se colocar do ponto de vista da lógica interna do conflito e das políticas que se defrontam. Deste ponto de vista, as derrotas não são provas de erro ou de falhas, da mesma forma que as vitórias não são prova da verdade. Porque não há julgamento final. O que importa é o que foi traçado passo a passo na ocasião de cada grande escolha de cada grande bifurcação (a NEP, a colectivização forçada, o pacto germano-soviético, a Guerra Civil Espanhola, a vitória do nazismo), a pista de uma outra história possível. É o que preserva a inteligibilidade do passado e permite tirar lições para o futuro.

Haveria, certamente, outros aspectos para discutir por ocasião deste aniversário. Nós estamos satisfeitos com "três questões de Outubro" hoje cruciais no debate. Mas o capítulo das "lições de Outubro" de um ponto de vista estratégico (crise revolucionária; dualidade de poder; relações entre partidos, massas e instituições; questões da economia de transição), da sua actualidade e dos seus limites, é evidentemente uma tarefa decisiva. Isto conduz, também, a contra "diabolizar" quem pretende responsabilizar a revolução por todas as misérias do século, a precisar que a União Soviética é certamente o país que, em três décadas, viu o maior número de mortes violentas concentradas num território limitado, mas que não se pode sem mais nem menos imputar à revolução as dezenas de milhões de mortes (os historiadores discutem a cifra hoje em dia), aquelas da Primeira Guerra Mundial, da intervenção estrangeira, da guerra civil ou da Segunda Guerra Mundial. Assim como, no bicentenário da Revolução Francesa era impossível imputar à Revolução os sofrimentos causados pela intervenção das monarquias ou das guerras napoleónicas.

Talvez nestes tempos de restauração seja proveitoso, para terminar, lembrar estas soberbas linhas célebres de Kant, escritas em 1795, em plena reacção Termidoriana: "Um tal fenómeno na história da humanidade não se esquece mais porque ele revelou na natureza humana uma disposição, uma faculdade de progresso tal que não seria possível com uma política de subtileza, separando-a do curso anterior dos acontecimentos somente na natureza da liberdade reunidas na espécie humana segundo os princípios internos do direito na medida da aparência, ainda que quanto ao tempo de uma maneira indeterminada e como acontecimento contingente. Mas mesmo se o objectivo visado por este acontecimento não foi ainda hoje atingido, mesmo quando a revolução ou a reforma da constituição do povo fosse finalmente fracassada, ou se tivesse havido um lapso do tempo, e tudo recaísse no estado de coisas anterior (como a manutenção de certas políticas), esta profecia filosófica não perde nem um pouco da sua força. Este acontecimento é tão importante, tão misturado com interesses da humanidade e de uma influência imensa sobre todas as partes do mundo, que não pode deixar de ser colocado na memória dos povos em circunstâncias favoráveis e recuperado aquando da retomada de novas tentativas deste género".

Ninguém conseguirá apagar os dez dias que abalaram o mundo.

Daniel Bensaid é professor de Filosofia na Universidade de Paris VIII e dirigente da LCR francesa.

(...)

Neste dossier:

Dossiê: Revolução de Outubro

Foi há 95 anos. A 25 de Outubro de 1917 segundo o calendário juliano ou a 7 de Novembro segundo o gregoriano, irrompia a Revolução Russa. Republicamos aqui o dossier que o esquerda.net elaborou sobre a Revolução de Outubro, em 2007.

A revolução no YouTube

No youtube é possível encontrar muitos pequenos vídeos sobre a Revolução de Outubro. O Esquerda.net seleccionou alguns, nomeadamente cenas do filme "Reds" (realizado em 1971 por Warren Beatty e cuja personagem principal é John Reed, jornalista americano que cobriu os acontecimentos da altura e se envolveu na luta revolucionária) e outros vídeos, feitos maioritariamente a partir de cenas dos filmes de Eisenstein. Não deixe também de ouvir algumas versões da música "A Internacional", em raggae, em charanga (estilo cubano) e em Punk-Rock (Garotos Podres)

A revolução russa passo a passo

A revolução de Outubro só foi possível depois de muitos esforços e sacrifícios da classe operária e dos camponeses, oprimidos e entregues à miséria durante o czarismo. A guerra foi sempre um elemento desencadeador de revoltas, tanto no ensaio geral de 1905 (durante a guerra Rússia-Japão) como na revolução de 1917 (participação da Rússia na primeira guerra mundial). O Esquerda.net apresenta aqui uma cronologia dos principais acontecimentos.
 

A Grande Revolução

A mistificação consiste em culpar a revolução de Outubro pelas desfigurações, erros e desvios que, em determinadas condições históricas, marcadas por uma constante pressão externa, uma série de conspirações e agressões internacionais, levaram à génese de um modelo que aprisionou as forças sociais e humanas libertadas pela revolução, contrariou em aspectos determinantes os princípios e o desenvolvimento da teoria revolucionária do marxismo-leninismo, violou a legalidade socialista e virou costas a princípios fundamentais do ideal comunista.

Outubro 1917: na grande convulsão de 1914 a 1922

Com a queda do regime czarista e uma vez fracassado o parênteses democrático de Kerensky, o processo revolucionário acelera. É aí que o "poder dos sovietes" deverá confrontar-se "com o oceano camponês", como explica com fineza o historiador Moshe Lewin. Entretanto, espera-se o "aliado privilegiado": o proletariado europeu. Ou a aparição de crises revolucionárias noutros países. Neste contexto, o Estado é a única mediação que o "poder soviético" tem no seu vínculo com as massas operárias e camponesas. Aqui nasce o nó complexo das relações entre Partido-Estado-Sociedade.

As questões de Outubro

Se entendermos a revolução como um elo vindo de baixo para cima, aspirações profundas de um povo, e não a execução de algum plano mirabolante imaginado por uma elite esclarecida, não há nenhuma dúvida que a Revolução Russa foi uma, no sentido pleno da palavra. Basta notar as medidas legislativas tomadas nos primeiros meses e no primeiro ano pelo novo regime para compreender que elas significaram uma transformação radical das relações de propriedades e de poder, às vezes mais rápida do que o previsto e desejado, às vezes mesmo além do desejável, sob a pressão das circunstâncias.

A surpresa anunciada: a revolução de Outubro nos jornais portugueses

Quer pela sua natureza, quer pela sua relativa previsibilidade, os acontecimentos revolucionários de Outubro (Novembro no Ocidente), ocuparam um espaço mais reduzido nos títulos dos periódicos portugueses do que a deposição do Czar em Fevereiro. Por um lado, em Fevereiro, apesar de algumas dúvidas iniciais, os factos pareciam apontar para um reforço da posição dos Aliados, por outro, a surpresa de Outubro era apenas relativa, não constituindo um fenómeno absolutamente imprevisto.

Mulheres militantes na Revolução de Outubro

As mulheres que participaram na Grande Revolução de Outubro - quem eram elas? Indivíduos isolados? Não, havia multidões delas; dezenas, centenas e milhares de heroínas anónimas que, marchando lado a lado com os operários e camponeses sob a Bandeira Vermelha e a palavra de ordem dos Sovietes, passou por cima das ruínas do czarismo rumo a um novo futuro...

Como funcionavam os sovietes?

Até Fevereiro de 1918 não importava quem podia votar para eleger deputados aos Sovietes. Se a burguesia tivesse exigido e organizado a sua representação nos Sovietes, isto ter-lhe-ia sido permitido. Por exemplo, durante o regime do Governo provisório, houve uma representação burguesa no Soviete de Petrogrado: um delegado da União das profissões liberais, que incluía médicos, advogados, professores, etc.

O processo revolucionário, de Fevereiro a Outubro de 1917

Em Fevereiro de 1917 inicia-se a parte mais importante do processo revolucionário. O czar concede poder a um governo provisório, que no entanto não cumprirá as promessas de "Pão, Terra e Paz". A Rússia continua a participar na primeira guerra mundial, frustrando os anseios do povo e dos soldados. Daqui até à Revolução de Outubro, os bolcheviques vão crescer muito rapidamente, assegurando a maioria em alguns sovietes estratégicos. Transcrevemos aqui um texto de João Aguiar, publicado no blogue "As vinhas da Ira", que retrata bem este período crucial. 

A Rússia Czarista e o ensaio geral de 1905

No início do século XX, a Rússia contava com 176 milhões de habitantes, mais do que a soma das populações de Alemanha, França e Inglaterra. Era um país pobre e atrasado tecnologicamente, conhecido como o "celeiro" da Europa por apenas exportar cereais ao Velho Continente. 80% da sua população activa vivia no campo, em muita regiões nem sequer se conhecia o arado. Os camponeses viviam na miséria, trabalhavam a -25ºC, com roupas de pano e botas de papelão. Do outro lado, no Palácio de Inverno, os bailes com a realeza europeia, os uniformes de gala e as prendas luxuosas que o Czar Nicolau II oferecia à sua família sucediam-se constantemente.

Revolução de Outubro

Foi há 90 anos que operários, soldados e camponeses russos assaltaram o Palácio de Inverno para derrubar um regime que os oprimia com a guerra, a fome e a miséria. Para revisitar a época e pensá-la hoje, consulte o dossiê elaborado pelo Esquerda.net.