You are here

Vídeo: a famosa cena do filme de Mel Brooks

Nesta cena do filme "A última Loucura de Mel Brooks" (The Silent Movie) Marcel Marceau fala pela primeira e única vez - uma só palavra. É também nela que o mímico faz o famoso passo de andar para trás, como se estivesse a ser empurrado pelo vento, que inspirou Michael Jackson em Moonwalk.

     
Clique para ver o vídeo

(...)

Resto dossier

Dossier Marcel Marceau

O Esquerda.net dedica o seu dossier desta semana a Marcel Marceau, o genial mímico que morreu no último dia 22 de Setembro aos 84 anos.

Vídeo: O Tigre

Do espectáculo "Contos Fantásticos" (2004), dirigido por Marcel Marceau, assistido por Vallerie Boschenek. Com Gyöngyi Biro, Elena Serra, Sara Mangano, Angelique Petit, Maxime Nourissat, Pierre-Yves Massip, Julien Grange, Alexander Neander. De assinalar que Marcel Marceau, já com 81 anos, ainda se encontra em plena forma.

Poeta do invisível

Normalmente, quando se fala em mímica, a imagem que vem à cabeça é a de um actor ou uma atriz de rosto pintado de branco, que veste roupas listadas, calças largas e chapéu. O artista age em silêncio e, com gestos precisos, faz com que a audiência entenda perfeitamente o que ele cria em cena. A existência dessa caracterização e dessa técnica, que comove e influencia pessoas no mundo inteiro há 60 anos, deve-se ao trabalho do genial francês Marcel Marceau, que morreu no dia 22 de Setembro, aos 84 anos.

Vídeo: O domador de Leões

Filme de 1955: pantomina de um domador de leões                                                                                                               

Há musicalidade até no silêncio

Nesta entrevista ao diário espanhol El Mundo, concedida em 1997, quando Marcel Marceau completava 50 anos de carreira, o genial mímico relata a única vez que encontrou Charlie Chaplin e afirma que a única coisa que não se pode exprimir sem palavras é a mentira: "O mímico tem de ser claro e legível. Não pode fazer armadilhas. Com as palavras pode-se esconder tudo. Pode-se fazer promessas que não vão ser cumpridas. A arte do mímico é o grito desgarrado da alma entre o bem e o mal, com a esperança de que o bem seja maioritário."

Vídeo: Marcel Marceau e Michael Jackson

Neste vídeo, Marcel Marceau  ensaia os seus alunos no passo "Moonwalk", inventado por Michael Jackson inspirado na pantomina que o mímico francês usou em "The Silent Movie". Neste filme de Mel Brooks, Marceau aparece a caminhar para trás, como que se fosse empurrado pelo vento. Marceau explica como Jackson, admirador de Marceau, usa técnicas da mímica nos seus videoclips.

“Não é verdade que todos os momentos mais belos nos deixam sem palavras?”

"A mímica, assim como a música, não conhece fronteiras nem nacionalidades", "se a gargalhada e as lágrimas são características da humanidade, todas as culturas estão mergulhadas nesta disciplina", dizia Marcel Marceau.

Vídeo: a famosa cena do filme de Mel Brooks

Nesta cena do filme "A última Loucura de Mel Brooks" (The Silent Movie) Marcel Marceau fala pela primeira e única vez - uma só palavra. É também nela que o mímico faz o famoso passo de andar para trás, como se estivesse a ser empurrado pelo vento, que inspirou Michael Jackson em Moonwalk.

Vídeo: O retrato de Marcel Marceau

Nesta entrevista, Marcel Marceau traça um curto perfil da sua vida e carreira, fala sobre a sua arte e deixa uma interrogação no final: "Às vezes sinto uma grande tristeza que me invade dizendo-me: 'que é que vai acontecer com este mundo? Conheceremos algum dia a paz eterna?'"