Dossier: segundo mandato de Lula

Com pouco mais de seis meses de mandato, o presidente do Brasil, Lula da Silva, esteve em Portugal para participar da cimeira União Europeia-Brasil, onde o país da América do Sul ganhou o estatuto de nação privilegiada para a UE. Encontros com empresários e protestos de imigrantes brasileiros marcaram esta cimeira. Para assinalar a ocasião, O Esquerda.net convidou líderes políticos e intelectuais brasileiros a escreverem sobre as expectativas levantadas por este segundo mandato de Lula. O dossier desta semana é assim formado por artigos de Valério Arcary, que destaca os escândalos que ocorrem no momento mesmo da cimeira, Valter Pomar, que dá a perspectiva do Partido dos Trabalhadores, João Machado, que fala da situação dos movimentos populares, Carlos Vianna, brasileiro radicado em Portugal, que aborda, entre outros temas, os dilemas do PT, Francisco Oliveira, que acusa Lula de ser a vanguarda do atraso, Fernando Silva, que denuncia os projectos do governo brasileiro de atacar o direito de greve, e Plínio de Arruda Sampaio Jr, que fala sobre o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo Lula. Dossier: segundo mandato de Lula.

Resto dossier

Dossier: segundo mandato de Lula

Sexo, escândalos e video: o Brasil de Lula no início de um segundo mandato

Enquanto Lula se reunia, alegremente, na Cimeira de Lisboa com os representantes da União Européia, preocupado em retomar negociações comerciais, o Brasil assistia, enraivecido, aos desdobramentos do último mega-escândalo nacional envolvendo ninguém menos que o presidente do Senado. Enquanto Lula se dedicava a satisfazer o apetite dos usineiros do etanol - promovidos pelo presidente à condição de heróis em recente discurso - que querem um maior acesso das exportações do agro-negócio aos mercados europeus depois do impasse da rodada Doha no quadro da OMC (Organização Mundial do Comércio), a maioria do povo brasileiro assistia, estarrecida, à denúncia de que milhares de mortes por exaustão dos cortadores de cana continuam sendo uma rotina, como nos tempos da escravidão.

Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo Lula: um passo atrás

Anunciado como uma guinada na política econômica, o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) foi recebido por muitos - à esquerda e à direita - como uma negação da herança neoliberal. Alguns chegaram a vislumbrar a volta do papel regulador do Estado na economia. Nada mais longe da realidade.

O Pós Moderno

Neste artigo de opinião publicado na Folha de São Paulo, Francisco Oliveira (sociólogo fundador do PT que abandonou o partido em 2003) lembra a evolução das condições de vida dos trabalhadores da cana do açúcar para dizer que Lula é, agora, a vanguarda do atraso.

O governo Lula e o PT

Passados seis meses do 2º governo Lula e já com mais de dois anos de crises intermináveis de denúncias, CPIs, renovação do parlamento, o que podemos apontar como mudanças ou manutenção do que aconteceu no 1º governo. Aqui vão alguns apontamentos, muito incompletos, naturalmente.

Movimentos populares e esquerda no segundo governo Lula

Lula começou seu segundo mandato com grande força política: enfrentando pouca oposição à direita, contando com apoio ou neutralidade da maior parte da esquerda, e com a oposição real de apenas uma parte minoritária da esquerda. Depois de cinco meses, a situação já é diferente: há uma tendência de crescimento da oposição à esquerda, e movimentos sociais têm realizado mobilizações unitárias contra a política econômica e as novas reformas neoliberais anunciadas por seu governo. Lula conserva, no entanto, um apoio majoritário, e mantém grande capacidade de iniciativa.

O segundo mandato de Lula e a esquerda brasileira

As chances de a esquerda brasileira vencer as eleições de 2010 passam por imprimir um curso à esquerda para o segundo mandato de Lula, por alterar a linha política e o funcionamento organizativo do Partido dos Trabalhadores, por reatar os laços da esquerda política e social, bem como por uma ampliação das lutas sociais, diz Valter Pomar, secretário de relações internacionais do Partido dos Trabalhadores, neste artigo especial para o Esquerda.net.

Projecto do governo Lula quer acabar com direito de greve

Presidente e governo, oriundos da classe trabalhadora, querem contribuir decisivamente para que a relação de forças penda ainda mais para o lado do Capital e do seu Estado nos movimentos grevistas, a ponto de praticamente impedi-los de fazer greve. Um facto que só atesta o quanto o governo Lula não tem nada a ver com a defesa dos interesses mais elementares da classe trabalhadora.