You are here

Vídeo: manifestação contra o racismo em Madrid

Vídeo de uma manifestação contra o racismo realizada em Fevereiro em Madrid. Depoimentos de imigrantes que participaram.

(...)

Neste dossier:

Dossier racismo e xenofobia

O dossier desta semana é sobre racismo e xenofobia. Nele pode ler o regresso da raça, um texto do filósofo francês Étienne Balibar, outro texto sobre o perigo das palavras e definição de conceitos, o artigo de Bruno Peixe e Tiago Ralha imigrantes - os enteados da nação, publicado na edição portuguesa do Le Monde Diplomatique, Cartaz do PNR – será que o verniz só estalou agora? de Mamadu Ba, um texto sobre islamofobia e em busca da interculturalidade, um estudo sobre mulheres ciganas.

Vídeo: manifestação contra o racismo em Madrid

Vídeo de uma manifestação contra o racismo realizada em Fevereiro em Madrid. Depoimentos de imigrantes que participaram.

Em busca da Interculturalidade entre Mulheres Ciganas e Padjas na Educação

Neste artigo, procura-se aprofundar um conhecimento sobre os sentidos que mulheres e raparigas ciganas e padjas atribuem à sua existência no quotidiano, e em particular aos tempos e espaços escolares. A pesquisa, desenvolvida na área do grande Porto e distrito de Aveiro, com jovens ciganas e lusas numa Escola EB23 e com pessoas adultas de ambas as comunidades a frequentar o Ensino Recorrente, baseia-se na recolha de narrativas biográficas, entrevistas em grupo focadas e entrevistas semi-dirigidas com elementos de ambas as comunidades cigana e padja.

O regresso da raça, texto de Étienne Balibar

Como os fantasmas da raça e do racismo se transformam apoiando-se na reconfiguração do “inimigo íntimo”, muitas vezes sob uma coberta de universalismo.

Racismo e islamofobia

Neste panfleto do Fórum contra o Racismo e a Islamofobia do Reino Unido (FAIR), explica-se o que é a islamofobia.

Vídeos: Racismo no futebol

Uma impressionante reportagem da rede de TV ESPN (em inglês) mostra exemplos de comportamentos racistas das claques de clubes europeus contra jogadores negros da sua própria equipa ou da equipa adversária. Estrelas como Samuel Eto'o já perderam a cabeça em pleno jogo devido aos insultos ouvidos. No outro vídeo, uma publicidade feita em 2004 contra o racismo, que reuniu os brasileiros Roberto Carlos e Ronaldinho gaúcho e o francês Thierry Henry.

Vídeo: Publicidade contra o racismo

Uma colecção de anúncios publicitários contra o racismo e a xenofobia. Com legendas em espanhol

Vídeo: Gabriel o Pensador - Racismo É Burrice

Veja o vídeo de Gabriel o Pensador cantando "Racismo É Burrice".

O Perigo das Palavras: definição de conceitos mais usados na actividade anti-racista

‘Eu não sou racista, porque não tenho nada contra as pessoas de cor se elas se assimilarem e cumprirem as nossas regras. Na verdade, alguns dos meus amigos são pretos...'
Talvez já tenha sido confrontado com esta opinião ou outra semelhante. Talvez já tenha tentado explicar que o significado da palavra tolerância não é que tudo é permitido.
Este texto da organização Unidos para a Acção Intercultural, da Rede Europeia contra o nacionalismo, o racismo, o fascismo e para o apoio aos migrantes e aos refugiados discute alguns conceitos usados frequentemente.

Imigrantes: Os «enteados da nação»

Comecemos por interrogar uma evidência: um imigrante é uma pessoa que se desloca de um Estado-nação para outro, com o objectivo de aí residir ou trabalhar. E é isso que ele é, de acordo com as definições oficiais. Mas no discurso corrente, nos meios de comunicação social e na linguagem dos partidos e dos funcionários do Estado, a palavra «imigrante» raramente é aplicada aos ingleses e alemães que cá vivem a sua reforma dourada, ou para os quadros das empresas internacionais a trabalhar em Portugal.

Cartaz do PNR: Será que o verniz só estalou agora?

O cartaz do PNR contra os imigrantes é apenas a última etapa de muitas outras já percorridas no culminar de uma estratégia política de há muito traçada pela extrema-direita. O PNR veio não só para recuperar e ressuscitar o legado do salazarismo, mas, mais grave ainda, para reconstruir e recompor os grupos neonazis desestruturados pela dissolução do Movimento de Acção Nacional (cujos crimes o Tribunal Constitucional se recusou a condenar) após os assassinatos de Zé Carvalho e de Alcindo Monteiro, proporcionando-lhes assim uma plataforma de legitimação e de expressão política.