You are here

Dossier Venezuela: Chávez foi reeleito

A Venezuela foi a votos no dia 3 de Dezembro. Apesar de existirem mais de 20 candidatos, a votação esteve polarizada entre o actual presidente, Hugo Chávez, e Manuel Rosales, apoiado por oito partidos da oposição, entre os quais o seu próprio Un Nuevo Tiempo. Chávez foi reeleito com mais de 60% dos votos, Manuel Rosales já reconheceu a derrota.No dossier do Esquerda.net desta semana, seleccionámos artigos que procuram dar diferentes perspectivas sobre o fenómeno do chavismo. A abrir, o jornalista brasileiro Gilberto Maringoni mostra o clima da recta final da campanha e prevê que Chávez vence com folga, mas a oposição ganha espaço. Segue-se o próprio Hugo Chávez, com uma entrevista em que afirma estar a trabalhar pelo socialismo em todas as suas facetas. Tariq Ali, editor da revista New Left Review, afirma que Chávez usa os lucros do petróleo para ajudar os pobres. Eric Toussant, Presidente do Comité pela Anulação da Dívida do Terceiro Mundo, diz que falta à Venezuela uma orientação mais ofensiva sobre a dívida externa. Seguem-se críticas à esquerda, de José Quintero Weir, professor na Universidade de Zulia e membro do movimento indígena venezuelano, que afirma que nunca se deu a transformação do modelo económico. Por seu lado, o conhecido conservador Francis Fukuyama apresenta uma receita para o fim do chavismo. O dossier conclui com uma escolha de vídeos da campanha eleitoral e de links para quem queira saber mais.

(...)

Resto dossier

Dossier Venezuela: Chávez foi reeleito

A Venezuela foi a votos no dia 3 de Dezembro. Apesar de existirem mais de 20 candidatos, a votação esteve polarizada entre o actual presidente, Hugo Chávez, e Manuel Rosales, apoiado por oito partidos da oposição, entre os quais o seu próprio Un Nuevo Tiempo. Chávez foi reeleito com mais de 60% dos votos, Manuel Rosales já reconheceu a derrota.No dossier do Esquerda.net desta semana, seleccionámos artigos que procuram dar diferentes perspectivas sobre o fenómeno do chavismo.

Venezuela: a crítica dos conservadores

Este artigo de Francis Fukuyama, o conhecido autor do conceito do "Fim da História", é um bom exemplo da posição conservadora em relação a Chávez. Nele, o autor reconhece, porém, que o regime chavista não é uma ditadura (chama-lhe de autoritarismo pós-moderno) e que o chavismo responde a necessidades sociais reais; e chega a elogiar o orçamento participativo de Porto Alegre. Recentemente, Francis Fukuyama distanciou-se publicamente de George W. Bush e dos neoconservadores.

Disputa eleitoral na Venezuela: Chávez deve vencer com folga, mas oposição ganha espaço

Neste artigo, Gilberto Maringoni, da Agência Carta Maior (Brasil), descreve o clima político na recta final da campanha, mostrando como a grande mobilização da oposição em Caracas provocou uma ainda maior manifestação dos apoiantes de Chávez (ver os vídeos da campanha). E prevê uma vitória folgada de Chávez, apesar do reforço da coligação que apoia Manuel Rosales.

Campanhas, jornais, TVs...

Uma selecção dos sites da Venezuela, que inclui os sites de campanha, os oficiais, de jornais diários, de TVs, um directório de blogs para explorar, a Agência de Notícias. Uma lista básica para acompanhar a Venezuela.

Venezuela, críticas à esquerda: "Não creio que haja uma revolução na Venezuela"

Quando se trata da Venezuela as críticas ao "governo bolivariano" só vêm de posições de direita. No entanto, dentro do país ouvem-se vozes críticas ao chavismo a partir de posições de esquerda.

A Venezuela e a dívida externa

Entrevista com Éric Toussaint, Presidente do Comité pela Anulação da Dívida do Terceiro Mundo (CADTM). Éric Toussaint é professor da Universidade de Liège, Bélgica, também pertence ao organismo impulsionador do Fórum Social Mundial (FSM. Foi entrevistado por Gonzalo Gómez (de Aporrea.org) numa visita a Caracas durante a realização do FSM. Na entrevista são abordadas as políticas de dívida externa que vêm sendo seguidas por países latino-americanos como a Argentina e o Brasil, assim como as posições e operações que em matéria de dívida externa pública vem assumindo o governo de Hugo Chávez.

Chávez por ele mesmo

Nesta entrevista à TV cubana, dada em 16 Setembro, Chávez rejubila com o que considera ser o renascimento dos Não-Alinhados, fala das mudanças que introduziu no país desde que chegou ao governo, prevê a vitória nas próximas eleições e afirma um compromisso com o socialismo em todas as suas facetas.

Vídeos da campanha: Tempos de antena de Chávez e Rosales

Das centenas de vídeos disponíveis na Internet das campanhas presidenciais de Hugo Chávez e Manuel Rosales, fizemos uma pequena selecção de tempos de antena e de reportagens. Veja abaixo. 

Entrevista a Tariq Ali: Chávez usa os lucros do petróleo para ajudar os pobres

O escritor paquistanês Tariq Ali acaba de lançar um novo livro, Pirates of the Caribbean: Axis of Hope ("Piratas das Caraíbas: Eixo de Esperança"), onde se refere a um grupo de líderes latino-americanos que desafia o poder do império norte-americano para criar uma força regional que defenda os interesses do Sul. A figura central do livro é o presidente venezuelano Hugo Chávez.