You are here

Artigos sobre a crise em Timor

Apresentamos aqui 7 links para notícias, entrevistas e artigos sobre a situação em Timor Leste.
Australian government presses ahead with plans to dominate East Timor (O governo Australiano avança com planos para dominar Timor-Leste) artigo de Peter Symonds publicado a 21 de Junho de 2006 e a que pode aceder em português e em pdf.

East Timor riots expose a political divide (Os motins de Timor Leste expõem um divisão política) Artigo de Loro Horta, filho do ministro Ramos Horta, publicado em 18 de Maio de 2006
Austrália entra em força e disposta a dominar tudo notícia publicada no JN em 27 de Maio de 2006
What is Howard's Role in the Timor Leste Coup? Qual o papel de Howard (primeiro ministro da Austrália) no golpe de Timor Leste?, artigo do académico Tim Anderson da Universidade de Sidney publicado em Sidney Indymedia a 28 de Maio
"Austrália é responsável pela crise" entrevista com Alfredo Assunção, general na reserva, que chefiou o Estado Maior das forças da ONU em Timor-Leste entre 2000 e 2001 publicado no JN em 23 de Junho
Planos de Alkatiri prejudicariam Territórios do Norte da Austrália Entrevista com Nuno Antunes assessor de direito marítimo que trabalhou de perto com Mari Alkatiri, tendo ajudado a consolidar o Fundo Petrolífero do país publicada no DN a 29 de Junho de 2006
Messy times ahead for this ragtag empire Tempos turbulentos para este império imprevisto, artigo de Peter Hartcher, editor do "International Herald", publicado a 30 de Junho de 2006 e defendendo o papel da Austrália como império regional.

(...)

Neste dossier:

Dossier Timor Leste

Em cada semana o Esquerda.net apresentará um dossier novo, nesta semana dossier sobre Timor Leste. Para abrir, este texto de John Pilger onde ele afirma: “Um documento que escapou da Força de Defesa Australiana revelou que o “primeiro objectivo” da Austrália em Timor Leste é “procurar acesso” dos militares australianos àqueles que podem exercer “influência sobre os decisores de Timor Leste”. Um “neo-con” de Bush não diria melhor.”

Intervenção de Xanana Gusmão

Aceda aqui ao discurso de Xanana Gusmão (blog Timor do Público) onde exige a demissão de Mari Alkatiri e ameaça demitir-se.
Aqui pode aceder ao documentário "Four corners” (da cadeia de televisão australiana ABC) que segundo Xanana Gusmão o "chocou imensamente" e o levou a exigir a Mari Alkatiri a demissão de primeiro ministro (veja a seguir a carta de Xanana). 

A opinião de Mari Alkatiri

O discurso de Mari Alkatiri aos manifestantes da Fretilin expressa a sua opinião sobre a situação actual em Timor: "a arma da Fretilin é a inteligência" (notícia do Público de 27 de Junho)
A intervenção "A hora da decisão" apresenta a sua visão geral sobre Timor (sessão de abertura da reunião de Timor-Leste com os parceiros de desenvolvimento em 4 de Abril de 2006).

Artigos sobre a crise em Timor

Apresentamos aqui 7 links para notícias, entrevistas e artigos sobre a situação em Timor Leste.
 

John Pilger e o documentário sobre Timor

John Pilger é um jornalista australiano, nascido em 1939, autor de diversos artigos e documentários, nomeadamente sobre o Cambodja, Timor Leste, Iraque e Palestina. Em 1994 fez o documentário 'Death of a Nation: The Timor Conspiracy', feito a partir de reportagem clandestina em Timor-Leste e que deu um grande contributo para tornar conhecido o genocídio do povo timorense sob a ocupação da Indonésia.