You are here

Berlusconi anuncia expulsão de todos os imigrantes de Lampedusa

O primeiro-ministro italiano, numa visita a Lampedusa, anunciou à população que nas próximas 48 a 60 horas "haverá apenas lampedusanos" naquela ilha, prometendo transferir para outras regiões de Itália os cerca de 6.200 imigrantes que ainda ali se encontram.
Desde Janeiro, desembarcaram em Lampedusa mais de 18 mil imigrantes oriundos, essencialmente, da Tunísia. Foto Sebastião Moreira/EPA/LUSA.

Esta quarta-feira, enquanto eram esperados em Lampedusa cinco navios com capacidade para transferir milhares de migrantes, o primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, anunciou que irá transferir os cerca de 6.200 imigrantes que ainda se encontram nesta ilha para outras regiões de Itália ou que garantirá o seu regresso ao respectivo país de origem.

Desde Janeiro, desembarcaram em Lampedusa mais de 18 mil imigrantes oriundos, essencialmente, da Tunísia.

Nas próximas 48 a 60 horas, “haverá apenas lampedusanos” na ilha, prometeu Berlusconi, avançando também que "os imigrantes que chegarem aos portos de Lampedusa serão imediatamente embarcados em navios com destino à Tunísia ou outros centros”, sendo que “o governo da Tunísia confirmou a possibilidade de receber certo número de cidadãos e de deter as saídas".

Esta operação, cujos pormenores ainda não são conhecidos, mas que já deixa adivinhar uma verdadeira “limpeza étnica”, tem vindo a ser encarada como uma ‘operação de charme' para com a população local.

Certo é que Silvio Berlusconi chegou a Lampedusa com um extenso elenco de promessas que incluem "medidas de indemnização e compensação" para os habitantes da ilha, que passará a "zona franca".

O primeiro-ministro prometeu ainda a construção de um casino e de um campo de golfe e garantiu que irá utilizar os seus canais de televisão privados para promover o turismo em Lampedusa. 

Durante a visita, Berlusconi adquiriu, via internet, uma mansão na ilha e pediu ao representante local para que plantasse mais árvores e pintasse as casas de cores mais brilhantes.

Termos relacionados Internacional
(...)