You are here

"Barragem - o lucro é da EDP, a desgraça é TUA"

Bloco de Esquerda arranca campanha em defesa da linha do Tua e de contestação à barragem que terá um contributo ínfimo para a produção de energia e vai submergir um património com mais de 120 anos de história.
Cartaz do Bloco de Esquerda

“Barragem - o lucro é da EDP, a desgraça é TUA”, é a mensagem do cartaz que o Bloco de Esquerda começou a afixar em vários concelhos transmontanos, em defesa da linha do Tua e de contestação à barragem cuja obra teve o arranque simbólico esta semana.

O primeiro-ministro, José Sócrates, deu início à obra, colocando a primeira pedra da empreitada de 305 milhões de euros da hidroeléctrica concessionada à EDP. Mas o Bloco de Esquerda não desarma na defesa da “mais bela linha ferroviária do país” e decidiu lançar uma campanha através de cartazes. Marco Mendonça, do Bloco de Bragança, explica que a barragem de Foz Tua terá “um contributo ínfimo para a produção de energia no país” e vai “submergir um património com mais de 120 anos de história e que dá acesso a paisagens únicas que serão destruídas”.

A destruição da linha do Tua “condenará as populações ao isolamento e à interioridade, acabando com um serviço público de transporte”.

“É, de facto, o abandono por parte deste governo da nossa região”, denuncia o dirigente bloquista.

Para o Bloco de Esquerda, “não bastava já o encerramento dos SAP (serviço de atendimento permanente)” nos oito centros de saúde a 1 de Fevereiro, e o governo ainda “veio trazer algumas novidades como a cobrança de portagens na futura autoestrada Transmontana e o anunciar praticamente definitivo, do encerramento da Linha do Tua”.

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Sociedade
(...)