Mais de 15 mil casos de violência doméstica em 2010

APAV apoiou 25 320 pessoas em 2010, das quais 7711 vitimas directas de crimes. Os crimes de violência doméstica lideram as estatísticas, representando 80% dos factos criminosos. 55% dos crimes de violência doméstica ocorrem na residência comum e 63% prolongam-se no tempo.
Entre os casos de violência doméstica detectados, os crimes de natureza sexual aumentaram 194% e os homicídios 23%.

O relatório “Estatísticas 2010”, da autoria da Associação de Apoio à Vítima (APAV), revela que os processos de factos criminosos detectados por esta associação registaram um acréscimo de 25% em 2010, face ao ano anterior. Dos 19 032 factos criminosos apurados, 80% correspondem a crimes de violência doméstica que ocorrem, na sua maioria (55%), na residência comum.

Os principais crimes de violência doméstica foram os maus tratos físicos (4389), e os maus tratos psicológicos (5293). Segundo os dados revelados pela APAV, 63% das vítimas são sujeitas aos maus tratos de forma continuada, sendo que os casos de vitimação com duração superior a dois anos atingem 72,4%, em 40,4% as vítimas são sujeitas a maus tratos durante mais de sete anos e em cerca de 30% a agressão dura há mais de 13 anos.

O relatório da APAV faz a descrição daquele que é o perfil tipo de uma vítima: de sexo feminino (87%), com idade entre os 36 e os 55 anos (55%), casada (46%), de nacionalidade portuguesa (68%), com o ensino superior (25,5%) e com contrato de trabalho por conta de outrem (42,4%).

O agressor, por sua vez, é do sexo masculino (81%), tem entre os 36 e os 55 anos (51%), é casado (55,8%), tem o ensino superior (31,7%) e trabalha por conta de outrem (49,9%).

Termos relacionados Sociedade