You are here

Bloco aposta na reabilitação urbana e qualificação da ferrovia

A reabilitação urbana e a qualificação da ferrovia estiveram esta semana no centro da actividade parlamentar do Bloco de Esquerda. O Bloco viu aprovado por unanimidade o seu projecto de resolução sobre o Metro Mondego. Por José Manuel Pureza.

A reabilitação urbana e a qualificação da ferrovia estiveram esta semana no centro da actividade parlamentar do Bloco de Esquerda. Ambos com um mesmo objectivo: reconhecer no investimento público um apoio imprescindível para contrariar as tendências recessivas das políticas de austeridade do Governo e combinar a garantia da oferta de bens públicos essenciais para as populações com a criação de emprego como objectivo estratégico fundamental.

Com a proposta de criação de uma bolsa de habitação para arrendamento, o Bloco de Esquerda sinalizou a urgência de resposta a uma situação insuportável de pressão especulativa no imobiliário que penaliza as famílias que contraem crédito e a economia que o avaliza, ao mesmo tempo que dois milhões de casas estão degradadas e mais de meio milhão estão vazias. A solução preconizada pelo Bloco, ao submeter uma propriedade com intuitos especulativos a limites impostos por direitos básicos e ao pôr em evidência a centralidade do investimento público na estratégia de combate à crise, desafia desde logo o Governo a ser coerente com os seus repetidos louvores retóricos ao investimento nesta área.

A reabilitação da ferrovia é um outro exemplo de dinamização do investimento público ao serviço das populações e da economia. A Linha do Oeste e o projecto Metro Mondego foram esta semana objecto de duas propostas do Bloco cujo propósito foi sublinhar a irresponsabilidade económica, ecológica e política do Governo ao permitir a desqualificação da primeira e ao não honrar o compromisso de pôr em marcha a segunda. Num caso como no outro, as iniciativas legislativas do Bloco articularam-se com a presença dos seus activistas nos protestos populares contra a inacção do Governo. E isso deu-lhes força redobrada, traduzida na aprovação por unanimidade do projecto de resolução sobre o Metro Mondego.

Termos relacionados Política, semana parlamentar
(...)