You are here

Cientistas confirmam empate entre 2010 e 2005 como os anos mais quentes

2010 teve uma temperatura média 0,62°C acima da média do século XX, empatando com 2005. É o 34º ano consecutivo que ultrapassa a temperatura média do século. Por Fabiano Ávila, da Carbono Brasil
Mapa das anomalias da temperatura da superfície em graus Celsius – Fonte: www.ncdc.noaa.gov

Investigadores da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA) em conjunto com o Instituto Goddard da NASA afirmaram nesta quarta-feira (12) que 2010 teve uma temperatura média 0,62°C acima da média do século XX, empatando com 2005 como o ano mais quente desde que começaram os registos em 1880.

É o 34º ano consecutivo que ultrapassa a temperatura média do século. “Apesar das variações de ano para ano, isto demonstra que estamos a viver um período de aquecimento do planeta”, explicou Jim Hurrell, do NOAA.

Além de ser um dos anos mais quentes da história, 2010 foi também o mais húmido, com a maior média global de precipitação já observada, afirma a Global Historical Climatology Network, que colecta dados de organizações meteorológicas de todo o mundo.

Os cientistas lembram que esses dados se referem a médias globais e que em algumas regiões as temperaturas e as chuvas podem até ter reduzido com relação a anos passados. O que explica porque apesar do hemisfério norte ter passado por um inverno bastante rigoroso ainda assim 2010 entrou para a história como o ano mais quente.

A esperança é que com esses novos dados seja mais fácil a adopção de políticas para lidar com as mudanças climáticas. “Negar as últimas evidências de aquecimento é o mesmo que ignorar um Raio-X que mostre um cancro no pulmão e continuar a fumar”, afirmou Daniel J. Weiss, do Centro de Progresso Americano.

Envolverde/Carbono Brasil

Termos relacionados Ambiente
(...)