You are here

Wikileaks: Irão bloqueia jornal espanhol El País

O Irão bloqueou esta quinta-feira o acesso à página online do El País, que publicou um telegrama diplomático divulgado pela Wikileaks segundo o qual o chefe da Guarda Revolucionária iraniana deu uma bofetada ao presidente Mahmud Ahmadinejad.
Resta saber se o motivo de censura será apenas a bofetada ou o desvio liberal improvável de Ahmadinejad.

A notícia do bloqueio foi avançada pelo próprio El Pais, que adianta que também os sites que reproduziram a medida foram alvo da mesma sanção.

O El País reproduziu esta quinta-feira um telegrama da embaixada dos Estados Unidos no Azerbaijão, datado de 11 de Fevereiro de 2010 e divulgado pela Wikileaks, no qual o diplomata Rob Garverick dá conta de contactos com uma fonte iraniana, cuja identidade é protegida.

O telegrama refere que o chefe dos Guardas da Revolução, Mohamed Ali Jafari, deu uma bofetada a Ahmadinejad depois de uma discussão “quente” no Conselho Supremo de Segurança Nacional, em Janeiro de 2010, sobre como lidar com os protestos que se seguiram às polémicas eleições de Junho de 2009.

Durante a reunião, segundo o relato da fonte iraniana, Ahmadinejad surpreendeu os outros membros do Conselho ao assumir "uma posição surpreendentemente liberal", afirmando que "as pessoas sentem-se sufocadas" e defendendo que a solução para reduzir a tensão podia passar por conceder mais liberdades, "incluindo mais liberdade de imprensa".

A mesma fonte indicou que as palavras de Ahmadinejad enfureceram Jafari, que disse ao presidente que estava errado e que era "o causador desta confusão", para em seguida lhe dar uma bofetada.

A situação causou agitação na sala e a reunião foi interrompida, sem que nunca chegasse a ser retomada. Ainda segundo a fonte do diplomata norte-americano, a interrupção da reunião foi referida em alguns blogues iranianos, mas não a bofetada que esteve na sua origem.

Resta saber se o motivo de censura será apenas a bofetada ou o desvio liberal improvável de Ahmadinejad. 


Ver mais notícias sobre a Wikileaks em WikiFugas.
 

Artigos relacionados: 

Termos relacionados wikileaks, Internacional
(...)