You are here

Barack Obama anuncia oficialmente o fim da Guerra do Iraque

Mas 50 mil soldados norte-americanos continuam num país devastado, com uma taxa de desemprego de 25% a 50%, doenças epidémicas sem controlo e 53% da população urbana a viver em bairros de lata.
Obama acabou por confessar que a guerra do Afeganistão "não tem fim à vista"

No dia 31 de Agosto, o presidente dos EUA, Barack Obama, discursou à nação, a partir da Casa Branca, para anunciar oficialmente o fim da Guerra do Iraque, sete anos e meio depois do seu início.

Obama anunciou o fim do envolvimento de tropas norte-americanas em combate no Iraque sem poder proclamar vitória. Numa intervenção dedicada, em princípio, à situação iraquiana, Barack Obama acabou por confessar que a guerra do Afeganistão "não tem fim à vista", pelo que se preparava para deixar as operações no terreno nas mãos do exército afegão, o que poderia acontecer dentro de um ano – uma previsão já abandonada.

No entanto, cerca de 50 mil soldados norte-americanos continuam no Iraque com o objectivo de assegurar a formação do exército iraquiano e "combater a al-Qaida", formulação vaga que o presidente não pormenorizou.

Até ao final de 2010, segundo as estimativas do site Antiwar.com, 4.429 soldados americanos morreram na guerra, 32.937 ficaram feridos, segundo dados oficiais, mas a estimativa extra-oficial é de mais de 100 mil. Os soldados mortos de tropas de outros países da coligação foram 318.

Um estudo da revista Military Medicinemostra que 62% dos soldados que voltaram precisam de tratamento psicológico; 6% mostram síndrome de stress pós-traumático e 27% passaram a abusar do álcool. Além disso, muitos veteranos regressam e não encontram emprego.

Numa altura em que 72 por cento dos norte-americanos – segundo as sondagens – contestavam as operações militares em que o país continuava envolvido, o presidente declarou que iria trocar o esforço militar no Iraque pela dedicação à recuperação da economia no país.

Ora o Iraque, depois de sete anos e meio de guerra, é um país devastado, com uma taxa de desemprego que se situa entre os 25% e os 50%, doenças epidémicas sem controlo e 53% da população urbana a viver em bairros de lata – 11 milhões de pessoas no total, mais do dobro que em 2003, quando a invasão começou. Mais de 1,3 milhão de iraquianos terão morrido em consequência directa ou indirecta da guerra.

(...)

Neste dossier:

O Mundo em 2010

Em época de balanço do ano, relembramos aqui alguns dos factos que marcaram o mundo em 2010. Começando pela catástrofe que arrasou o Haiti em Janeiro, e concluindo com a primeira grande derrota eleitoral de Barack Obama.

Haiti: o terramoto e a herança colonial da pobreza

Um terramoto como o que atingiu a capital do Haiti teria causado enormes danos em qualquer cidade do mundo. Mas a amplitude da catástrofe resultou de uma herança directa do mais brutal sistema de exploração colonial da história.

Deepwater Horizon, o maior desastre ambiental dos EUA

A explosão duma plataforma petrolífera da BP no Golfo do México provocou o maior desastre ambiental da história dos EUA e levantou a questão da falta de segurança e respeito pela legislação ambiental por parte desta multinacional do petróleo.

A crise das dívidas soberanas

Como um castelo de cartas, a crise começou pela Grécia, alastrou à Irlanda, e prepara-se para apanhar Portugal. A banca e os seus agentes querem utilizar esta Grande Recessão para conseguir debilitar o estado de bem-estar, reduzir a dimensão social da Europa e reduzir os direitos sociais e laborais.

Solidários com Gaza sob fogo israelita

A “Flotilha da Liberdade” juntou ONG internacionais numa viagem por mar com ajuda humanitária para a faixa de Gaza, denunciando o bloqueio israelita. O exército assaltou os barcos e matou 9 activistas.

Barack Obama anuncia oficialmente o fim da Guerra do Iraque

Mas 50 mil soldados norte-americanos continuam num país devastado, com uma taxa de desemprego de 25% a 50%, doenças epidémicas sem controlo e 53% da população urbana a viver em bairros de lata.

Cuba anuncia reformas económicas

O anúncio veio em Setembro, pela voz da central sindical: a “actualização do modelo económico” de Cuba vai levar ao despedimento de um milhão de funcionários públicos e ao fim do subsídio de desemprego. Fidel e Raul Castro vão apostar na dinamização do sector privado, esperando que este absorva quem deixe de trabalhar para o Estado.

Derrota dos democratas nas eleições dos EUA

Republicanos obtêm a maior vitória de um só partido desde 1948 na Câmara de Representantes. Democratas mantêm maioria no Senado e viram à direita depois das eleições, dando assim razão ao Tea Party.

O ano das greves gerais

O ano que se encerra foi marcado por uma combatividade sem precedentes. Nenhum dos problemas foi solucionado, o que parece ser o prenúncio de confrontos ainda maiores no próximo período.