Governo falhou no combate à pobreza

Carvalho da Silva acusa governo de ter falhado nos objectivos estipulados para o Ano Europeu do Combate à Pobreza e à Exclusão Social. Medidas de austeridade agravaram condições de vida dos mais desprotegidos e traduziram-se no aumento do desemprego.
Para Carvalho da Silva, o desafio primordial para 2011 deverá ser a «na criação de emprego com desenvolvimento do país, voltado para as pessoas e não para a concentração da riqueza em alguns». Foto de Paulete Matos.

O líder da CGTP considera que o percurso feito durante 2010 no que respeita ao combate à pobreza e exclusão social foi um “falhanço total” e que “nenhum objectivo foi alcançado”, tendo possível assistir ao surgimento de uma União Europeia “menos solidária”.

Carvalho da Silva enumerou três dos factores que contribuíram «de forma decisiva para este retrocesso no combate à pobreza e à exclusão social». Por um lado, «a persistência e o agravamento da ortodoxia económica que vem sendo seguida nas políticas europeias», por outro, os «constrangimentos a que as políticas são submetidas para execução do Programa de Estabilidade e Crescimento, quer quanto a metas, quer quanto a prazos». Por fim, o líder sindical aponta como terceira razão o facto de se ter caminhado “no sentido de facilitar o desemprego, estando o país num contexto de agravamento de desemprego que é ele mesmo uma causa do agravamento da pobreza».

Em Portugal, e segundo este líder sindical, assiste-se, simultaneamente ao agravamento da crise económica e social, à “destruição do carácter solidário do sistema de protecção social”.

As medidas já implementadas no que respeita aos cortes nos subsídios e prestações sociais e as medidas propostas no sentido da liberalização dos despedimentos irão traduzir-se na deterioração das condições dos mais fragilizados.

Termos relacionados Política