You are here
Transportes públicos paralisam em Atenas

A paralisação dos transportes públicos em Atenas causou inúmeros constrangimentos na manhã de quarta-feira. Segundo a agência EFE, nenhum veículo de transporte público, incluindo o que liga a cidade ao Aeroporto Internacional de Atenas, circula desde as 5h locais (3h em Lisboa). A greve afectou o metro, autocarros, eléctricos e também o serviço ferroviário, só não se fazendo sentir no transporte aéreo e fluvial.
As medidas de austeridade implementadas pelo governo grego para reduzir o défice público, exigidas como contrapartida do pacote de 110 bilhões de euros do Fundo Monetário Internacional (FMI) e da União Europeia (UE), entre as quais as profundas reformas estruturais nos organismos estatais e semi-estatais, têm suscitado inúmeras contestações em diversos sectores.
O governo grego prevê reduzir em cerca de 40 por cento os rendimentos dos trabalhadores em empresas estatais e em cima da mesa está também a transferência e, inclusive, o despedimento, de milhares de trabalhadores.
Os trabalhadores do lixo de Atenas também marcaram uma greve de 48 horas a partir desta quarta-feira, devido às políticas de contratação da prefeitura. Os trabalhadores do banco estatal ATEBank também convocaram uma greve parcial entre as 12h e as 15h locais desta quarta-feira, em protesto contra as reformas que devem afectar a instituição.
Add new comment