Argentina reconhece Estado palestiniano

07 de December 2010 - 17:03

Três dia depois do Brasil, a Argentina também reconheceu o Estado palestiniano com as fronteiras de 1967, anteriores à Guerra dos Seis Dias. A iniciativa é partilhada pelos países do Mercosul.

PARTILHAR
Héctor Timermann, ministro dos Negócios Estrangeiros da Argentina

A Argentina reconheceu nesta segunda feira o Estado palestiniano e o Uruguai tomará idêntica decisão no próximo ano.

O Ministro dos Negócios Estrangeiros argentino, Héctor Timermann, declarou: "A Argentina compartilha com os seus sócios do Mercosul - Brasil, Paraguai e Uruguai - a crença de que chegou o momento de reconhecer os territórios palestinianos como Estado livre, com o objectivo de favorecer a solução do conflito no Médio Oriente". Timmermann anunciou também que a presidente argentina, Cristina Kirchner, "enviou uma nota ao presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas", para informar a decisão.

Entretanto, o Uruguai anunciou que em 2011 reconhecerá o Estado Palestiniano com as fronteiras anteriores à Guerra dos Seis Dias. O vice-ministro dos Negócios Estrangeiros uruguaio, Roberto Conde, salientou que o reconhecimento do Estado Palestiniano é “uma política coerente com o programa de governo” da Frente Ampla, “que definiu a necessidade de reconhecimento da Autoridade Palestiniana e a abertura de uma representação uruguaia” em território palestiniano.