You are here

Bloco questiona Governo sobre viabilização da Alicoop

O Bloco de Esquerda quer que o Secretário de Estado do Comércio, Fernando Sarrasqueiro, preste esclarecimento na comissão parlamentar sobre o atraso no financiamento do plano de viabilização do grupo Alicoop.
Manifestação de trabalhadores do grupo Alicoop

O Bloco considera que os atrasos do IAPMEI (Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas) na atribuição do financiamento compromete o plano de viabilização da Alicoop, pondo o futuro “em risco e o encerramento volta a estar sobre a mesa”.

A Alicoop entrou em processo de insolvência em Agosto de 2009. Um plano de viabilização proposto pelos credores e trabalhadores foi homologado em Julho de 2010 pelo Tribunal de Silves, após meses de luta dos trabalhadores do grupo e de falta de respostas por parte das instituições bancárias, nomeadamente da Caixa Geral de Depósitos.

O IAPMEI ficou então encarregue de entregar um financiamento, mas o atraso na sua atribuição, as exigências burocráticas desajustadas e ao arrepio da urgência da viabilização põem em risco a viabilização do grupo e o futuro de 380 trabalhadores.

O requerimento do Bloco, para a audição do secretário de Estado do Comércio, Serviços e Defesa do Consumidor, Fernando Sarrasqueiro, será votado na próxima terça feira na Comissão parlamentar de Assuntos Económicos, Inovação e Energia.

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Política
(...)