You are here

Habitação: Juros continuam a subir

As prestações dos empréstimos à habitação voltam a aumentar neste mês de Dezembro, pois a Euribor continuou a subir durante o mês de Novembro. Entretanto, alguns bancos também estão a subir os spreads.
Prestações de empréstimos à habitação voltam a subir em Dezembro de 2010 - Foto de v de vivienda/flickr

A Euribor subiu durante o mês de Novembro em todos os prazos. A três meses, o seu valor médio é de 1,042%, um aumento de 4,4% em relação ao mês anterior e de 41% em relação há um ano. A seis meses, o valor médio da taxa foi de 1,269%, um crescimento de 3,6% em comparação com o mês anterior e mais 24,7% que no mês homólogo de 2009.

Segundo a Agência Financeira, para um empréstimo de 100 mil euros a 30 anos e com um spread de 1% a prestação ao banco sobe 20 euros num mês, se o spread se mantiver inalterado.

Entretanto, os bancos continuam a subir os spreads e quem compre agora casa, provavelmente terá de pagar um spread mais alto. Segundo o Diário de Notícias, o Millenium BCP e o BPI voltaram a subir os spreads neste mês.

A subida da Euribor poderá vir a acentuar-se quando o Banco Central Europeu decidir subir a taxa de juro de referência, que está actualmente em 1%.

Termos relacionados Sociedade
(...)