You are here
Parlamento discute preços nas embalagens de medicamentos

No texto da petição, promovida por várias associações de doentes crónicos e de apoio social, é defendido que a retirada do preço dos medicamentos irá prejudicar os portugueses, "nomeadamente os idosos, reformados e doentes crónicos", já que a medida impede a comparação dos custos no momento da compra.
A Associação da Indústria Farmacêutica já emitiu, entretanto, um comunicado no qual defende que, "no momento da prescrição, o sistema informático disponível no SNS permite ao médico saber qual o custo da medicação que receita" e que "o doente obtém a informação sobre o custo do medicamento junto do farmacêutico ou no recibo de venda".
Bloco de Esquerda apresenta projecto de lei
O Bloco de Esquerda já havia apresentado, em novembro, um projecto de lei sobre esta matéria, no qual defende que a “decisão do Governo [de retirar o preço das embalagens] compromete o direito dos consumidores à informação - um direito consagrado constitucionalmente”, e é apenas destinada “a satisfazer as aspirações da Indústria Farmacêutica”. A discussão deste projecto já foi agendada para 14 dezembro.
Add new comment