You are here

Marrocos destrói acampamento, saharauís protestam em El Aiún

Forças militares de Marrocos atacaram e destruíram hoje o Acampamento da Liberdade. Segundo a Frente Polisario, há 13 mortos confirmados. Os confrontos prosseguem na cidade de El Aiún. Aminetu Haidar que se encontra em Portugal acusou o governo marroquino de “massacrar o povo saharauí”.
Protestos em El Aiún - 8 de Novembro de 2010

Esta madrugada, forças militares de Marrocos atacaram o Acampamento Gdeim Izik, onde se encontravam cerca de 20.000 pessoas e que desde há quatro semanas constituía o maior protesto saharauí nos 35 anos de ocupação marroquina. As forças marroquinas queimaram e destruíram as tendas do acampamento, provocando pelo menos 13 mortos e muitos feridos, segundo o delegado da Frente Polisario em Espanha, Bouchayara Beyun.

Em El Aiún, jovens saharauís, impedidos pelas forças marroquinas de se dirigirem ao acampamento, iniciaram uma autêntica intifada, erguendo barricadas, atirando pedras às forças ocupantes e queimando pneus e automóveis.

Os confrontos prosseguem e, segundo as últimas notícias, a sede da TV regional de El Aiún está a arder, assim como os edifícios dos Correios e da administração do distrito de Bucraa.

Durante esta semana estará em Portugal a activista saharauí Aminetu Haidar, que nesta segunda feira participará numa sessão de informação em Lisboa, no Terraço do Graal (Av. Luciano Cordeiro, 24-6º) às 17.30, na terça feira receberá em Coimbra a Medalha da Universidade às 12h na Biblioteca Joanina, e na quarta feira realizará em Lisboa uma sessão pública com debate, no Salão Nobre da Reitoria da Universidade pelas 18.30h. (Ver agenda)

Resistencia Saharaui Primera Transmisión en Directo Intifada Saharaui 2010 Aaiún

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Sahara Ocidental, Internacional
(...)