You are here

Sandro Mendonça

Professor de Economia. Diretor da Licenciatura em Economia, ISCTE-IUL Business School.

Artigos do Autor(a)

2013/09/02 - 11:51pm

Entre 3 a 5 Setembro decorrerá na Polónia o 23º “Fórum Económico”. Trata-se de uma espécie de cimeira de Davos, a qual este ano é dedicada à ideia de um novo “New Deal”.

2010/11/04 - 12:18am

O Estado não pode ser a desculpa de sempre para um capitalismo medíocre.

2010/10/27 - 12:50am

Uns quantos irlandeses pecaram por quantos dedos tinham nas mãos e o país falhou o mais importante: foi apanhado.

2009/03/26 - 11:00pm

Numa economia de mercado é aos privados que em primeiro lugar se devem pedir contas. As recentes implosões de instituições financeiras mostram que os vilões da história foram os "top managers". Até aqui estamos em linha com as (más) práticas internacionais. Contudo, com esta crise já se aprendeu uma coisa: a maior falência no sistema financeiro português é a do Banco de Portugal (BdP).

2007/03/01 - 11:00pm

No dia 2 de Fevereiro último foi divulgada a versão não-confidencial do relatório "Prospects for Iraq's Stability: A Challenging Road Ahead". Este documento é o produto mais substantivo dos serviços secretos norte-americanos (entregue directamente ao Presidente) e integra o trabalho de 16 agências de espionagem sobre como a situação no terreno vai afectar as questões de defesa nacional nos próximos 18 meses. A avaliação diz que a trajectória do país é de clara deterioração. A violência que se vive no Iraque pode ser descrita como "guerra civil" dadas as características de elevado número de baixas civis, divisões étnicas, facções religiosas, e ainda a existência de 2,4 milhões de refugiados (dados ONU, 4 de Novembro de 2006). Porém, diz-se ainda que a situação é mais complexa do que apenas guerra civil dada a ocorrência de ataques às tropas ocupantes, a grave incidência de criminalidade nas ruas e a interferência de potências vizinhas (alegadamente, movimentos ligados ao Irão e forças da al-Qa'ida).