You are here

Toda a riqueza tem de pagar imposto

Nas Jornadas Parlamentares do Bloco de Esquerda foi proposta uma revolução fiscal. Pelo deputado José Manuel Pureza.

 

A semana parlamentar que agora finda fica marcada pelas Jornadas Parlamentares do Bloco de Esquerda. Em tempo de debate do Orçamento de Estado, o nosso grupo parlamentar apresentou ao país 15 medidas alternativas à lógica de recessão e de penalização dos salários e das políticas sociais adoptada pelo Governo. Estas opções do Governo constituem um ataque de força inédita aos mais pobres.

A esse ataque o Bloco responde com um orçamento de rigor e de responsabilidade, mostrando que se pode cortar despesa sem penalizar salários e políticas sociais e propondo uma revolução fiscal que permita arrecadar mais receita fazendo cumprir um princípio de justiça fundamental: toda a riqueza tem que pagar imposto.

O Bloco de Esquerda trouxe a debate na quinta feira a situação dos compromissos assumidos pelo Governo em matéria de educação. O Governo anunciou que não cumprirá o seu compromisso de proceder à integração plena de 15 mil professores contratados. São professores com funções permanentes nas escolas, de quem elas dependem para o seu funcionamento normal e a quem o governo teima em manter em situação de precariedade. Professores, psicólogos e acção social são o rosto de um governo que corta na escola mas não corta em despesas militares, que não cumpre o compromisso com os professores mas cumpre o que ruinosamente assumiu nas parcerias público-privadas.

Termos relacionados Política, semana parlamentar
(...)