You are here

O perigo é que Cuba acabe a parecer-se o final da URSS

O diagnóstico de Fidel Castro sobre a crise está ligado à necessidade urgente de mudanças na ilha. Estima-se que apenas cem mil conseguirão outro emprego, e em actividades por conta própria de destino incerto. Por Marcelo Cantelmi, do Clarín
Foto de Peter Ashton aka peamasher

A difícil tarefa é deixar a paixão suficientemente longe quando falamos da questão cubana. Por esse desvio inevitável da razão é possível encontrar, por vezes, interpretações inverosímeis sobre o que na verdade está a acontecer na ilha comunista. Ou na tradução política de declarações que, como é habitual no resto do mundo, também diferem muito do que parecem ou pretendem parecer. A paixão encobre inimigos e amigos com igual fanatismo.

Há duas novidades que puseram novamente Cuba no centro das atenções e as pessoas dos muitos e diversos grupos lançaram-se a apropriar-se da verdade como uma missão revelada. Uma das noticias provem do reaparecido e impetuoso Fidel Castro, que disse a uma jornalista da prestigiosa Atlantic Monthly dos Estados Unidos que “o modelo” já não funciona “nem sequer para nós”. A outra foi a decisão sem precedentes dentro da tradição desta etapa histórica de Cuba de despedir 500 mil trabalhadores estatais.

Este valor equivale a 10% da população laboral do país. E ainda assim é metade da quantidade publicamente mencionada em Abril passado por Raúl Castro como a quota necessária de sacrifícios para reduzir a camada supérflua no emprego publico.

Ambos factos têm um vínculo que, se for explorado, poderá ser esclarecedor. Fidel lançou aquela frase premeditadamente, segundo é possível reconstituir, depois de se ter voltado a trabalhar na finalização do projecto do seu irmão que tencionava transformar a estrutura económica do país.

O dado mais estrondoso desse retrocesso foi a forma atípica como se desenrolaram os acontecimentos de 26 de Abril passado que comemoram os 57 anos da Revolução. Nessa ocasião não falou nenhum dos Castro, e quem tomou o microfone, o vice-presidente Ramón Machado Ventura, fez honra aos seus antecessores ortodoxos ao ignorar totalmente a palavra reforma.

A frase do comandante ao jornalista norte-americano que, numa interpretação inverosímil mas extensa, foi traduzida como uma autocrítica do modelo comunista – não é precisamente o que Fidel faria neste momento – foi, na verdade, a repetição de outra que o seu irmão não deixou de pronunciar desde que o revelou enquanto tomava as rédeas do pais. A questão é mais que isso. A citação foi uma ratificação de que há uma decisão real para as mudanças, pelo menos neste vértice do poder cubano que, claramente, não é o único vigente na ilha.

O despedimento de um número de tal magnitude de empregados estatais é uma vitoria dos Castro para aprofundar essa viragem e impô-la sobre os atavismos da forte burocracia do Partido Comunista, cuja componente principal tem duas vertentes: uma estratificada, que é a da gerontocracia apegada ao poder, e outra idealista que percebe que um modelo asiático em Cuba será também puro capitalismo com uma máscara socialista. Neste ponto, dá-se a controvérsia de buscar um caminho próprio, devido à proximidade com os EUA, que implicaria o risco de Washington se apropriar de certas debilidades que traria consigo a abertura.

Porém, é um beco sem saída: se não há mudanças, o sistema irá colapsar porque a realidade económica não mostra alternativas. Nunca como agora a maior das Antilhas esteve em situação tão difícil e o auxílio petroleiro da Venezuela é uma gota frente ao tamanho oceânico do desafio.

O plano para que Cuba saia do actual abismo tem faces diferentes. Os primeiros foram os passos inclusivos que ocorreram há quatro anos, permitindo um maior acesso da população aos hotéis turísticos e a compra de telemóveis ou de outros bens de linha branca. Mas, na base disto, encontra-se a decisão de terminar o igualitarismo herdado das origens da Revolução. Essa parte do processo está a decorrer desde o momento em que, há anos, Raul Castro impôs nas mais de 800 empresas do Ministério da Defesa que encabeça, o critério do estímulo material sobre o moral.

Por outras palavras, ganha quem se esforçar mais. Na lista de trocas também cairão os restaurantes públicos (18.600 em toda a ilha) e com eles os famosos cartões de distribuição, com a ideia de que todos esses instrumentos se coligaram para que a maioria das pessoas viva sem o esforço de lutar pelo seu emprego.

São só argumentos. Há que não esquecer que Cuba tem hoje os salários mais reduzidos do hemisfério, entre dez e doze dólares mensais, não importa o nível académico da pessoa ou o tipo de trabalho que desempenha. Isso explica a crise de consciência existente. Seria uma atmosfera ideal para a proliferação de negócios com o estrangeiro, que é o objecto de desejo desta transformação. Mas a ilha não tem uma população numerosa como o Vietname ou a China e, além disso, suporta um embargo anacrónico imposto pela Casa Branca, que trava a circulação de bens e pessoas. Essa medida, de claro porte eleitoralista nos EUA, é promovida por uma minoria anticastrista da Flórida que cada vez mais se opõe à posição da maioria da direita republicana e democrata que aspiram a aumentar o comércio com Cuba.

A aposta é, então, criar um começo que traga esses negócios, configurando um negócio que justifique no exterior a ruptura dos bloqueios existentes contra a ilha e que o resultado multiplique a circulação do dinheiro para atenuar o enorme custo social da crise, que se expressa também no vigor do mercado negro. Os passos realizados até agora, no entanto, mostram nas suas lentidão e confusão as extremas contradições que existem na ilha. Deve só ficar bem explícito que não existe hoje, e improvavelmente no futuro próximo, emprego privado que absorva o meio milhão de empregados que o Estado perdeu.

Estima-se que apenas cem mil conseguirão, e em actividades por conta própria de destino incerto. Deste modo, as tensões sociais podem aumentar e acelerar trocas que brotariam por pressão e por falta de decisão. E o perigo de que Cuba acabe a parecer-se mais com o final da URSS do que com a reconversão da China.

18/09/10

Tradução de Ana Bárbara Pedrosa

(...)

Neste dossier:

Despedimentos em Cuba

O anúncio de que cerca de um milhão de empregados públicos vão perder os seus empregos em Cuba, metade dos quais até Março de 2011, significa a maior mudança económica e social no país desde 1960.

Governo cubano exigirá eficiência e produtividade aos seus empregados

Pagará indemnização de 60% do salário durante 5 meses aos despedidos que não encontrarem ocupação. Por Gerardo Arreola, correspondente em Havana do La Jornada.

Arranca o “novo modelo cubano” com mais de meio milhão de despedimentos

A nova política laboral elimina o subsídio de desemprego. O Estado irá manter áreas estratégicas como o petróleo, a biotecnologia e o turismo entre outras. Por Gerardo Arreola, correspondente em Cuba do La Jornada

Nuvens de tempestade capitalista sobre Havana

Depois de o governo anunciar que vai cortar 1 milhão de postos de trabalho, metade até Março de 2011, diz aos trabalhadores cubanos que se tornem empresários, numa aposta para ampliar o sector privado da ilha. Por Rory Carroll, correspondente da América Latina do Guardian

Cuba prepara-se para privatização limitada

No ”novo modelo” serão legalizadas actividades profissionais até agora consideradas como mercado negro. Por Geraldo Arreola, correspondente em Cuba do La Jornada.

O despedimento de um milhão de trabalhadores

Em todo o lugar, em todo o tempo, são precisos sindicatos que falem livremente pelos trabalhadores e que lutem pelos seus interesses, sem se subordinar aos Estados.

Democracia e autogestão como forças produtivas

Quem discutiu previamente as actuais medidas que permitem vender propriedades a estrangeiros, por 99 anos, que permitem a construção de uma grande quantidade de campos de golfe, que eliminam totalmente o magro subsídio de desemprego? Por Guillermo Almeyra, La Jornada, México.

O perigo é que Cuba acabe a parecer-se o final da URSS

O diagnóstico de Fidel Castro sobre a crise está ligado à necessidade urgente de mudanças na ilha. Estima-se que apenas cem mil conseguirão outro emprego, e em actividades por conta própria de destino incerto. Por Marcelo Cantelmi, do Clarín

Sobre aspectos da situação em Cuba

É ao povo cubano que compete, soberanamente, tomar as decisões que considere mais adequadas para prosseguir a construção do socialismo, consolidar as conquistas alcançadas e defender a soberania e a integridade territorial do seu país, diz a nota do Gabinete de Imprensa do PCP.

"Reduzir os gastos sociais abusivos"

“É necessário elevar a produção e a qualidade dos serviços, reduzir os gastos sociais abusivos e eliminar gratuitidades indevidas, subsídios excessivos, o estudo como fonte de emprego e a aposentação antecipada”, diz a Central dos Trabalhadores de Cuba. Leia a íntegra do documento.

Entrevista: Para onde vai Cuba?

Sam Farber é um socialista veterano nascido e criado em Cuba. Ele é o autor de numerosos artigos e livros sobre o país, incluindo As Origens da Revolução Cubana Reconsideradas. Falou com Alan Maass, do Socialist Worker, sobre o significado do anúncio de layoff - e sobre o futuro para Cuba.