You are here

Grécia: Mais um dia de protestos

A Grécia está semi-paralisada: uma greve de camionistas, que dura há dez dias, bloqueou duas auto-estradas e dificulta o abastecimento no país. Ferroviários fazem paralisações quarta e quinta feira.
Polícia e camionistas na estrada nacional de saída de Atenas, 22 de Setembro de 2010 – Foto de Margarita Kiaou/Epa/Lusa

Os trabalhadores dos caminhos de ferro da Grécia fazem, quarta e quinta feira, dois dias de 5 horas de greve contra a decisão do governo de privatizar a empresa e contra a política de cortes salariais.

Os camionistas fazem nesta quarta feira o seu décimo dia de greve contra o projecto de liberalização do transporte rodoviário de mercadorias, que foi debatido nesta terça feira no parlamento e aprovado quarta feira. Além da greve, os camionistas bloquearam duas auto-estradas de saída de Atenas e têm realizado fortes concentrações em frente do parlamento grego.

Vendedores de rua protestaram nesta quarta feira, também junto do parlamento grego, contra a obrigatoriedade de passarem a ter máquina registadora.

Entretanto, o sindicato dos trabalhadores da administração pública têm uma greve geral convocada para 7 de Outubro, contra os cortes nos salários e o prolongamento da idade para a reforma.

Termos relacionados Internacional
(...)